Relação entre carga horária de trabalho e desempenho acadêmico em estudantes de educação física
Date
2020-12-25Author
Camargo, Sabrina Matté de
Orientador
Rech, Anderson
Metadata
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Introdução: O ingresso na trajetória acadêmica é um momento importante na vida dos jovens adultos, momento esse em que em sua grande parte passam dividir seu tempo em estudar e trabalhar. A transição a vida marcada apenas pelos estudos pode ser um momento estressante em que pode interferir no rendimento acadêmico, bem como, nos hábitos de vida em que o estudante já vivia até o determinado momento. Sabe-se que manter a prática regular de atividade física, uma alimentação saudável e momentos de lazer são de suma importância ao ser humano. Objetivos: Tratou-se de um estudo epidemiológico transversal com o objetivo de relacionar a carga horária de trabalho e desempenho acadêmico em estudantes universitários de Educação Física. Métodos: Para isso foram convidados a participar desta pesquisa Estudantes de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul-RS, que responderam um questionário pelo google formulários para a avaliação das variáveis: dados de identificação, sexo, idade e diferentes hábitos de vida. Análise de Dados: Os dados obtidos com o questionário via google formulários foram apresentados sob forma de percentual para cada pergunta realizada. Também foi apresentada a média e desvio padrão de idade, tempo de curso e estimativa de quanto tempo falta para completar a graduação, de todos os participantes, a fim de caracterizar a amostra do estudo. Resultados: Os principais achados desse estudo foi que a maioria dos estudantes tem uma carga horária de trabalho em torno de 40 horas, o que configura em uma carga horária tradicional de um indivíduo formado. Além disso, os demais hábitos de vida saudável, bem como, tempo de estudo para o curso e tempo de lazer, podem ser afetados por pouca disponibilidade de tempo. Conclusão: Foram encontradas correlações significativas entre as Horas de trabalho semanal e o nível de dificuldade em manter as tarefas da universidade em dia (r = 0,218, p<0,05); também obtiveram valores de correlação significativo entre faixa de notas obtidas pelos estudantes e a motivação em realizar o curso (r = 0,300, p<0,05); e dificuldade em manter as tarefas em dia e a sensação de sobrecarga com o curso (r = 0,465, p<0,05). Por fim, houve uma correlação negativa significativa entre a sensação de sobrecarga com o curso e as horas semanais destinadas ao lazer (r = -0,232, p<0,05). [resumo fornecido pelo autor]