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Estratégias de motivação no treinamento de força

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TCC Alessander Angelo Sponga.pdf (630.5Kb)
Datum
2020-12-15
Autor
Sponga, Alessander Angelo
Orientador
Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani
Metadata
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Zusammenfassung
Com o crescimento do número de alunos nas academias e a maior busca pelo Treinamento de Força (TF), tornou-se cada vez mais importante entender os motivos que leva a praticar a modalidade e os fatores que fazem os mesmos se sentirem motivados. Sabendo desses aspectos conseguiremos direcionar a que ponto a motivação vai ser determinante para a permanência do aluno nesse tipo de treinamento e como podemos atingi-los. A motivação é o grande componente na prática regular de exercícios físicos, o principal fator para que o aluno se mantenha focado e que permaneça fiel às aulas, o quão importante é o papel do profissional de Educação Física/Treinador (a) para que o aluno permaneça frequente e se sentindo motivado na prática. Objetivo: Identificar os impactos gerados na prática regular do Treinamento de Força a partir do uso de estratégias de motivação nas academias da cidade de Flores da Cunha - RS. Materiais e Métodos: Pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória com viés transversal. A amostra, por conveniência, contou com 67 indivíduos, sendo 36 do sexo masculino e 31 do sexo feminino, com idade entre 18 a 70 anos, frequentadores de academias da cidade de Flores da Cunha, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado foi um questionário fechado, autoaplicável e contendo 12 questões. Para o tratamento estatístico, foi utilizado o software IBM ® SSPS Statistics 21.0 e o programa Microsoft Excel onde foram calculadas medidas descritivas (médias, desvio padrão, frequências e porcentagens). Resultados: Através da análise de dados, foi constatado dos 67 participantes da pesquisa, (32,5%) buscam qualidade de vida na pratica do TF, (32,5%) alegam que o acompanhamento do profissional de Educação Física (EFI) os motiva para se manter na modalidade. Em relação ao total dos participantes (21,6%) já abandonaram a prática devido alguma lesão ou cirurgia, (32,4%) afirma que a mudança na estrutura da academia pode ser determinante para a motivação. Já (61,2%) afirma que os resultados obtidos com o TF motivam bastante e (70,14%) sente-se motivado com um acompanhamento mais próximo do profissional de EFI. Considerações finais: Com os dados coletados podemos concluir que a motivação ocorre de duas formas intrínseca e extrínseca segundo a Teoria da Autodeterminação (TAD) e, ambas são importantes para manter o aluno focado na modalidade. No sexo feminino a busca pelo TF acontece mais pela qualidade de vida, já no masculino acontece devido a estética e, percebemos também que o acompanhamento dos profissionais de EFI e a estrutura da academia são determinantes para manter os alunos motivados. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9856
Collections
  • Educação Física – Bacharelado [63]

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