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dc.contributor.advisorVargas Vallejos, Rolando
dc.contributor.authorToniazzo, Rubilar
dc.contributor.otherBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherRados, Gregório Jean Varvakis
dc.date.accessioned2014-04-29T11:40:08Z
dc.date.available2014-04-29T11:40:08Z
dc.date.issued2014-04-29
dc.date.submitted2013-03-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/98
dc.descriptionA competitividade de uma empresa é passível de ser construída em diferentes dimensões. Entre elas, está o modelo de gestão da produção. E, nesse sentido, destacam-se ferramentas do modelo lean. Esse modelo de produção tem sido o núcleo de numerosas iniciativas de melhoria contínua e referenciado como necessário para o aumento da competitividade das empresas. Contudo, ao considerarmos o universo das médias empresas e a implementação de um modelo de produção, realizado como um processo contínuo de melhoria, que permite estabelecer os objetivos e as capacidades da empresa, além de orientar à melhor utilização dos recursos, é pouco utilizado, e tais organizações se apresentam ineficientes na implementação de um modelo de produção que aumente sua competitividade. Partindo dessa proposição, uma empresa que adotou como modelo de gestão da produção o lean, deveria ter, também informação acerca dos benefícios das ferramentas implementadas, bem como o seu efeito sobre o desempenho produtivo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho consiste em avaliar quais ferramentas do modelo lean foram implementadas em cinco médias empresas do segmento automotivo, em diferentes países, se houve benefícios para o processo produtivo em função da implementação e se as ferramentas foram implementadas baseadas em algum método estruturado ou não.pt_BR
dc.description.abstractThe competitiveness of a company is liable to be built in different dimensions. Among them, the model of production management. And in this sense we highlight the model lean tools. This production model has been the core of numerous continuous improvement initiatives and referenced as needed to increase the competitiveness of companies. However, when considering the universe of medium enterprises and a implementation of a production model, performed as a continuous process of improvement, which allows us to establish the goals and capabilities of the company, besides guiding the best use of resources, it is rarely used and such organizations present inefficient implementation of a production model that increases their competitiveness. From this proposition, a company that has adopted as a model of lean production management, should have the information about the contribution of the tools implemented, as well as its effect on performance. In this sense, the purpose of this study is to assess which model lean tools were implemented in five medium-sized companies from the automotive sector, in different countries, there are benefits to the production process due to the implementation and tools have been implemented based on a structured method or not.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectBenefícios do modelo leanpt_BR
dc.subjectFerramentas leanpt_BR
dc.subjectModelo leanpt_BR
dc.subjectImplementação do modelo leanpt_BR
dc.subjectBenefits of lean modelpt_BR
dc.subjectLean toolspt_BR
dc.subjectImplementation of the lean modelpt_BR
dc.subjectLean modelpt_BR
dc.titleFerramentas do modelo lean que evidenciam benefícios para o processo produtivo em empresas de médio porte do setor automotivopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4165853612197415pt_BR
mtd2-br.author.lattesTONIAZZO, R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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