Ferramentas do modelo lean que evidenciam benefícios para o processo produtivo em empresas de médio porte do setor automotivo
Fecha
2014-04-29Autor
Toniazzo, Rubilar
Orientador
Vargas Vallejos, Rolando
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A competitividade de uma empresa é passível de ser construída em diferentes dimensões.
Entre elas, está o modelo de gestão da produção. E, nesse sentido, destacam-se ferramentas do
modelo lean. Esse modelo de produção tem sido o núcleo de numerosas iniciativas de
melhoria contínua e referenciado como necessário para o aumento da competitividade das
empresas. Contudo, ao considerarmos o universo das médias empresas e a implementação de
um modelo de produção, realizado como um processo contínuo de melhoria, que permite
estabelecer os objetivos e as capacidades da empresa, além de orientar à melhor utilização dos
recursos, é pouco utilizado, e tais organizações se apresentam ineficientes na implementação
de um modelo de produção que aumente sua competitividade. Partindo dessa proposição,
uma empresa que adotou como modelo de gestão da produção o lean, deveria ter, também
informação acerca dos benefícios das ferramentas implementadas, bem como o seu efeito
sobre o desempenho produtivo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho consiste em avaliar
quais ferramentas do modelo lean foram implementadas em cinco médias empresas do
segmento automotivo, em diferentes países, se houve benefícios para o processo produtivo em
função da implementação e se as ferramentas foram implementadas baseadas em algum
método estruturado ou não.