Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-08Autor
Perondi, Camila Corrêa
Orientador
Barcellos, Cleudes Teresinha Maffei
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um
questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a
Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]