• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Método Montessori: contribuições para a educação infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Veronica Piccoli.pdf (781.1Kb)
Data
2022-04-09
Autor
Piccoli, Veronica
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9964
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV