dc.contributor.advisor | Pedrini, Maristela | |
dc.contributor.author | Gabriel, Daniele | |
dc.contributor.other | Teixeira, Lezilda Maria | |
dc.contributor.other | Farina, Silvia Hauser | |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T16:08:12Z | |
dc.date.available | 2022-05-05T16:08:12Z | |
dc.date.issued | 2022-04-09 | |
dc.date.submitted | 2021-12-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9966 | |
dc.description | O presente trabalho aborda o tema "Presença da família na escola: contribuições à aprendizagem na Educação Infantil", com objetivo geral de investigar de que forma a escola pode intensificar a participação dos pais no processo de ensino e de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a fim de melhorar a qualidade da educação nesta faixa etária. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma a escola pode intensificar a participação dos pais no processo de ensino e de aprendizagem das crianças na Educação Infantil?". A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a doze famílias que possuem crianças na Educação Infantil, também foram realizadas entrevistas com duas professoras e a diretora da escola na qual as referidas crianças estão matriculadas. Os dados coletados através das entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Caetano; Yaegashi (2014), Vilella; Archangelo (2017), Portela; Franceschini (2011), entre outros. A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo: Aprendizagem na Educação Infantil e participação dos pais, A Pandemia e as consequências ao ensino e à aprendizagem e Diálogo e Interação: família e escola. A análise dos dados contribuiu para pensar que uma criança em processo de desenvolvimento não se desenvolve sozinha, mas sim, em um meio constituído de pessoas unidas por laços de parentesco ou afinidades. Neste contexto, a criança necessita ser estimulada e reconhecida socialmente como alguém capaz de aprender. Também o estudo mostrou que a escola deve propiciar a abertura ao diálogo, bem como organizar sua proposta pedagógica de forma a viabilizar e motivar a participação dos pais em todo o processo educacional, tendo em vista a relevância dos mesmos na complexa tarefa de educar as crianças nesse contexto em que vivemos. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work addresses the theme "Presence of the family at school: contributions to learning in Kindergarten", with the general objective of investigating how the school can intensify the participation of parents in the teaching and learning process of children in Kindergarten, in order to improve the quality of education in this age group. Therefore, this investigation sought to answer the research problem "How can the school intensify the participation of parents in the teaching and learning process of children in Kindergarten?". The described investigation, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, was developed through the Case Study methodology (GIL, 2008) with application of semi-structured interviews to twelve families who have children in Kindergarten, interviews were also carried out with two teachers and the principal of the school in which these children are enrolled. The data collected through the interviews were analyzed through discursive textual analysis (MORAES, 2003) and based on theoretical contributions, among which I highlight Caetano; Yaegashi (2014), Villella; Archangel (2017), Portela; Franceschini (2011), among others. Data analysis allowed the identification of the following blocks of study: Learning in Early Childhood Education and parents' participation, The Pandemic and the consequences for teaching and learning, and Dialogue and Interaction: family and school. Data analysis contributed to thinking that a child in the process of development does not develop alone, but rather, in an environment made up of people united by kinship ties or affinities. In this context, the child needs to be stimulated and socially recognized as someone capable of learning. The study also showed that the school should open up to dialogue, as well as organize its pedagogical proposal in order to enable and motivate the participation of parents in the entire educational process, considering their relevance in the complex task of educating children in this context in which we live. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Presença da família na escola: contribuições à aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-04-08 | |