dc.contributor.advisor | Pedrini, Maristela | |
dc.contributor.author | Zamarchi, Andreia | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Farina, Silvia Hauser | |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T16:18:56Z | |
dc.date.available | 2022-05-05T16:18:56Z | |
dc.date.issued | 2021-12-06 | |
dc.date.submitted | 2021-12-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9967 | |
dc.description | O presente trabalho aborda o tema "Afetividade e aprendizagem: um olhar para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigar de que forma o educador pode mobilizar a construção de vínculos afetivos que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança na Educação Infantil. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "Quais as estratégias que o educador pode empregar na Educação Infantil para a construção de vínculos afetivos que mobilizem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança?" partindo do pressuposto de que a afetividade é um aspecto relevante na formação de um ser humano crítico, consciente e com maturidade emocional em suas relações sociais. Sendo assim, a investigação buscou aprofundar os conhecimentos sobre como é possível desenvolver laços afetivos no espaço na sala de aula para uma aprendizagem significativa que desenvolva a criança de modo integral, isto é, socialmente, cognitivamente e afetivamente saudável na faixa etária da Educação Infantil, na fase pré-escolar, ou seja, de 4 a 5 anos. A pesquisa descrita, de natureza qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica (GIL, 2008), com a construção de alicerces teóricos a partir de estudos elaborados por diferentes autores dentre os quais destaco Henri Wallon (2007); Jean Piaget (1976); Lev Vygotsky (2000) por meio da imersão em livros, revistas, enciclopédias, artigos científicos, recursos virtuais como sites demais fontes de pesquisa. Também, foram documentos norteadores do presente estudo a legislação vigente como a Lei de Diretrizes e Bases (2020), a Base Nacional Comum Curricular (2018), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o Referencial Curricular Gaúcho (1998) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). O estudo descrito possibilitou a ampliação do entendimento sobre a afetividade e o desenvolvimento humano, o conhecimento de estratégias mobilizadoras da construção de laços afetivos que podem ser empregadas pelo educador na mediação pedagógica da Educação Infantil, especialmente na faixa etária em foco, a fim de contribuir com a ressignificação da prática docente, promovendo a qualificação do processo de ensino e da aprendizagem nesse nível de ensino, de forma que seja permeado pela afetividade. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper addresses the theme "Affection and learning: a look at Early Childhood Education" and aimed to investigate how the educator can mobilize the construction of affective bonds that promote learning and cognitive, social and affective development of the child in Early Childhood Education. Therefore, this investigation sought to answer the research problem "What strategies can the educator employ in Early Childhood Education to build affective bonds that mobilize the learning and cognitive, social and affective development of the child?" assuming that affectivity is a relevant aspect in the formation of a critical, conscious and emotionally mature human being in their social relationships. Therefore, the investigation sought to deepen the knowledge about how it is possible to develop affective bonds in the space in the classroom for a meaningful learning that develops the child in an integral way, that is, socially, cognitively and affectively healthy in the Early Childhood Education age group, in the pre-school phase, that is, from 4 to 5 years. The research described, qualitative in nature in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, was developed through bibliographical methodology (GIL, 2008), with the construction of theoretical foundations from studies elaborated by different authors, among which I highlight Henri Wallon (2007); Jean Piaget (1976); Lev Vygotsky (2000) through immersion in books, magazines, encyclopedias, scientific articles, virtual resources such as websites and other research sources. Also, the current legislation such as the Law of Guidelines and Bases (2020), the Common National Curriculum Base (2018), National Curriculum Reference for Early Childhood Education (1998), the Gaucho Curriculum Reference (1998) and National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010). The study described made it possible to expand the understanding of affectivity and human development, the knowledge of mobilizing strategies for the construction of affective bonds that can be used by the educator in the pedagogical mediation of Early Childhood Education, especially in the age group in focus, in order to contribute with the resignification of teaching practice, promoting the qualification of the teaching and learning process at this level of education, so that it is permeated by affectivity. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Afeto (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Afetividade e aprendizagem: um olhar para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-10 | |