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dc.contributor.advisorBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.contributor.authorMachado, Rosimeri
dc.contributor.otherDorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherPadula, Antonio Domingos
dc.date.accessioned2014-04-29T11:46:23Z
dc.date.available2014-04-29T11:46:23Z
dc.date.issued2014-04-29
dc.date.submitted2012-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/99
dc.descriptionA Visão Baseada em Recursos, ou seja, a análise interna dos recursos que a empresa possui para a criação de vantagem competitiva, é de fundamental importância na formulação de estratégias bem sucedidas nas organizações. Com esse propósito, este estudo teve como objetivo identificar e analisar os recursos tangíveis e intangíveis, independente de pessoas, existentes em empresas da indústria vinícola da Serra Gaúcha, investigando quais desses recursos suportam as estratégias das empresas pesquisadas. Para levantamento das informações, foi efetuada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, do tipo estudo multicasos, com entrevistas em profundidade com os principais gestores das empresas selecionadas. Como suporte da pesquisa, empregou-se a matriz de recursos, adaptada de Saraiva (2007), para tabulação das respostas. Os resultados do estudo apontaram os recursos estratégicos existentes nas empresas investigadas tais como, marcas e contratos, equipamentos, terras e recursos naturais, planta própria, recursos financeiros e matéria-prima de qualidade, destacando as marcas, mencionadas por todas as organizações, confirmando que empresas que utilizam e exploram estes recursos eficazmente tem uma vantagem competitiva no seu mercado de atuação.pt_BR
dc.description.abstractResource Based View, or company internal resources analysis, is important for a successful organizational strategy formulation to build a competitive advantage. For this purpose, this study aimed to identify and analyze the existing tangible and intangible resources, independent of people, in the Serra Gaucha wine industry, investigating what of these resources support the researched companies’ strategies. A qualitative exploratory research, multicase study type, with in-depth interviews with senior executives of the selected companies was used to collect the information. To support the research, a resources matrix, adapted from Saraiva (2007), was used for responses tabulation. Study results highlight the existing resources in the investigated companies such as brands and contracts, technology, land and natural resources, plant units, financial resources and raw material quality. Brands were mentioned by all organizations confirming that organizations who use and explore effectively these resources have a competitive advantage in the market.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectUvas -- Cultivo -- Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectVisão baseada em recursospt_BR
dc.subjectRecursos estratégicospt_BR
dc.subjectEmpresas vinícolaspt_BR
dc.subjectResource Based Viewpt_BR
dc.subjectStrategic resourcespt_BR
dc.subjectWine companiespt_BR
dc.titleRecursos estratégicos : estudo multicasos de empresas vinícolas da serra gaúchapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9110485079554446pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACHADO, R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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