Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios
Fecha
2020-12-19Autor
Daneluz, Gessica Aline
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é analisar quais saberes e desafios da educação ambiental estão presentes nas escolas municipais dos Distritos de Caxias do Sul. A mesma se estrutura subdivida entre os seguintes tópicos principais: o conceito e das principais legislações que cercam a temática da Educação Ambiental, uma análise critica e reflexiva a respeito da cultura da sustentabilidade dentro do contexto escolar. Os dados da pesquisa qualitativa realizada com as escolas expõem quais saberes e desafios ainda estão presentes no discurso escolar quando se trata em trabalhar essa temática dentro da sala de aula. Ao decorrer da escrita utiliza-se principalmente das concepções de Educação Ambiental, sustentabilidade e de relações com o mundo de Matura (1997, 2000, 2001, 2004), Pereira & Gil (2013) e Walter (2004) como eixo norteador. Os principais resultados encontrados permitem reflexões no que se refere à superficialidade dos conteúdos abordados e a limitação das temáticas ao trabalhar com a Educação Ambiental, na qual ocorre uma repetência de conteúdo em todas as escolas [resumo fornecido pelo autor].