• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Gessica Aline Daneluz.pdf (2.321Mb)
Data
2020-12-19
Autor
Daneluz, Gessica Aline
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é analisar quais saberes e desafios da educação ambiental estão presentes nas escolas municipais dos Distritos de Caxias do Sul. A mesma se estrutura subdivida entre os seguintes tópicos principais: o conceito e das principais legislações que cercam a temática da Educação Ambiental, uma análise critica e reflexiva a respeito da cultura da sustentabilidade dentro do contexto escolar. Os dados da pesquisa qualitativa realizada com as escolas expõem quais saberes e desafios ainda estão presentes no discurso escolar quando se trata em trabalhar essa temática dentro da sala de aula. Ao decorrer da escrita utiliza-se principalmente das concepções de Educação Ambiental, sustentabilidade e de relações com o mundo de Matura (1997, 2000, 2001, 2004), Pereira & Gil (2013) e Walter (2004) como eixo norteador. Os principais resultados encontrados permitem reflexões no que se refere à superficialidade dos conteúdos abordados e a limitação das temáticas ao trabalhar com a Educação Ambiental, na qual ocorre uma repetência de conteúdo em todas as escolas [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6769
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV