• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

E.M.E.F. Dom Henrique Gelain: ações para a valorização e preservação do espaço escolar e seu entorno

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Maria Jardelene Lopes Higuera.pdf (2.661Mb)
Data
2022-08-19
Autor
Higuera, Maria Jardelene Lopes
Orientador
Ruffato, Katani Maria Monteiro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo promover a reflexão sobre o exercício da cidadania a partir da proposição de um projeto de educação patrimonial que oportunize a participação efetiva dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Henrique Gelain, situada no bairro São José, bairro periférico da cidade de Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul, onde a mestranda atua como professora de História. Para o desenvolvimento desse estudo foi concebido, sistematizado e construído o projeto Como eu vejo os lugares por onde ando: construindo histórias, formando cidadania o qual segue como principais referências metodológicas as orientações da Cartilha de Educação Patrimonial do IPHAN (2016) e a dissertação Descobrindo o valor das coisas ao meu redor, de Ana Paula Almeida (2017), além de autores que discutem noções de patrimônio, educação patrimonial e as relações com o ensino de História. Para a construção do projeto de educação patrimonial foi realizada uma contextualização histórica da cidade de Vacaria, do bairro São José e da escola Dom Henrique Gelain com a utilização de fontes documentais e bibliográficas para um melhor entendimento sobre as condições socioeconômicas que caracterizam a comunidade escolar, em especial dos estudantes e seus grupos familiares. Espera-se que o projeto Como eu vejo os lugares por onde ando: construindo histórias, formando cidadania sirva como referência a outros profissionais da educação básica de ensino que estejam interessados em atividades voltadas para a construção de identidades, valorização de espaços coletivos, reconhecimento e fortalecimento da cidadania onde os alunos são estimulados a serem protagonistas de ações de construção de histórias plurais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10842
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV