• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Entre desenhos, cores e histórias: proposta de material didático para o museu de Vacaria/RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Manoela Grazziotin Rodrigues.pdf (3.621Mb)
Produto Educacional Manoela Grazziotin Rodrigues.pdf (2.066Mb)
Data
2022-08-25
Autor
Rodrigues, Manoela Grazziotin
Orientador
Radünz, Roberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa estuda a História Local do município de Vacaria, a partir do acervo do Museu Municipal Dr. Adhemar Antonio Martins Pinotti, localizado a nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Apresenta uma narrativa histórica da constituição do município, aprofundando a análise econômica e política das décadas de 1970 e 1980, período que antecedeu a construção da Casa do Povo - Centro Cultural Marcos Palombini, única edificação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul. Desde o ano de 2020, a Casa do Povo abriga a Biblioteca Municipal Theobaldo Paim Borges e o Museu Municipal Dr. Adhemar Antonio Martins Pinotti, memorialista que realiza pesquisas sobre a História de Vacaria e região. Esse trabalho visa contribuir para o ensino de História na etapa do ensino básico, Educação Infantil. Oferece uma proposta de material didático para crianças que apresentem faixa etária de 4 a 5 anos. Trata-se de um livro/e-book didático para o Museu Municipal de Vacaria que, através do seu acervo, transmitirá de forma lúdica seleções da história do município. A proposta interdisciplinar traz desenhos para colorir e criar, jogos e questões reflexivas. O conteúdo é especialmente planejado e desenvolvido para o público mirim. Aponta-se que esse material também pode ser adaptado pelos profissionais de educação, a fim de ser utilizado em outras etapas do ensino básico. Nesta preocupação do ensino de História desde a infância, são analisados alguns referenciais teóricos que contribuem para o estudo, abordam conceitos de História Local, operacionalidade do Museu, produção de consciência histórica na infância e uso de materiais didáticos em espaços de memória. A dissertação está alinhada a área de concentração em Ensino de História do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10862
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV