• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Pedro Victor Rodrigues.pdf (1.352Mb)
Data
2022-12-15
Autor
Linhares, Pedro Victor Rodrigues
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O oferecimento de cursos superiores e programas de pós-graduação têm sido destaque no cenário econômico e social brasileiro nas últimas décadas. Cada vez mais estudantes buscam ingressar em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), atitude intensificada pela necessidade de qualificação pessoal dos profissionais e concorrência no mercado de trabalho. Nesse contexto, as estratégias de gestão universitária são primordiais para o acompanhamento das demandas crescentes da rede de ensino, pressionando a qualificação e aprimoramento de habilidades dos profissionais gestores. Este estudo tem por objetivo analisar como ocorre a formação do processo de aprendizagem do professor-gestor nas Instituições de Ensino Superior, considerando as interações entre os processos formais e informais de aprendizagem, e como estes contribuem para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para isto, foi conduzida uma pesquisa de estudo qualitativo genérico por meio de entrevista semiestruturada em Instituições de Ensino Superior localizadas no estado do Ceará, entrevistando profissionais que além de atuarem na docência, ocupam cargos de chefia e coordenação em diversos setores das organizações. Desse modo, realizamse 20 entrevistas com coordenadores e gestores, na finalidade de obter saturação teórica. Em sequência, os dados obtidos a partir da análise identificaram quatro categorias relacionadas ao aprendizado formal: cursos e treinamentos, encontros pedagógicos, palestras e workshops; e quatro categorias que se relacionam com o aprendizado informal: aprendizagem auto dirigida, aprender por meio da prática, aprender com os erros e aprender com os colegas. Sobre a interação entre os modelos de aprendizagem, surgiram duas categorias: contribuições da aprendizagem formal às práticas informais e contribuições da aprendizagem informal às práticas formais. A partir das entrevistas, foi possível observar a importância dada a interrelação entre as duas modalidades de aprendizagem, dado que cada abordagem consegue contribuir de maneiras complementares para o aprendizado. O presente estudo propõe que as Instituições de Ensino promovam eventos que busquem complementar aspectos formais e informais de aprendizagem, com o intuito de unir a teoria e a prática em prol do desenvolvimento de competências gerenciais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11390
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV