• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Claudio Salvadori Pereira.pdf (984.1Kb)
Data
2022-12-13
Autor
Pereira, Cláudio Salvadori
Orientador
Baccon, Melissa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O estudo derivou-se das discussões no curso de Administração referente ao custo do quilômetro rodado de uma das unidades de transporte rodoviário utilizada no Brasil, conhecida popularmente por "cavalo e carreta", equipamento que se diferencia devido a uma parte da estrutura possuir a força do motor (motriz), rodas de tração e a cabine do motorista. Objetivando apresentar um método para análise do custo real de um caminhão para auxiliar na decisão da precificação do custo do serviço de frete de ida e volta. Para isso, como fonte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica relacionada ao meio de transporte, e a aos sistemas de custos existentes na modalidade de veículo de transporte rodoviário. Assim sendo, para obter mais informações sobre o assunto, foi realizado um estudo de caso, em duas transportadoras, em que foram apresentados dois percursos: o eixo Bento Gonçalves - Belém e Garibaldi - São Paulo, visando evidenciar como proceder para determinar o custo da unidade "cavalo mecânico trucado ou LS". Dessa forma, optou-se em utilizar o método de custo direto, por se tratar de uma operação específica, que é um dos referenciais mais utilizados, complementado com o custo do condutor. A partir desse diagnóstico, essa metodologia de análise poderá se estender a outras categorias de veículos, desde que consideradas as variáveis pertinentes ao equipamento e eixo rodoviário a ser analisado. Partindo desse contexto, elaborou-se uma planilha no programa Excel para facilitar o cálculo do custo de ida e de volta, a fim de auxiliar o motorista na precificação desse serviço, uma vez que, o resultado foi positivo, pois o cálculo final apresentado pela planilha aproxima muito mais os custos, assim facilitando na hora de precificar o frete tanto de ida como de volta. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12241
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV