Leitura literária na educação infantil: potencialidades do livro de imagem
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Data
2024-04-19Autor
Lazzari, Fabiana
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com o propósito de contribuir para a formação de leitores literários em idade préescolar, esta tese tem como objetivo investigar possibilidades de leitura presente em livros de imagem selecionados pelo PNLD Literário 2018 – Pré-Escola, com base em elementos figurativos, que compõem o texto e sugerem a narrativa de cada obra e nos paratextos. A pergunta mobilizadora do estudo acolheu a seguinte formulação: quais as possibilidades/potências de leitura presentes em narrativas visuais integrantes do PNLD Literário 2018 Pré-escola, com base nas narrativas formadas pela visualidade e nos paratextos? O aporte teórico para esta tese ancora-se em Zilberman (2003), Ramos (2010), Colomer (2003) e Hunt (2010) para fundamentar o
conceito de literatura infantil; Cândido (2011), no que diz respeito à literatura e ao concebê-la como um direito; Genette (2009), Nikolajeva e Scott (2011), no que tange
aos elementos paratextuais; Oliveira (2008) e Camargo (1998) para aspectos constitutivos e estruturais das imagens e funções da ilustração; Adam (2008) sustenta
discussões acerca da sequência estrutural narrativa; Petit (2019) sobre a leitura e a transmissão cultural; Girotto e Souza (2016) quanto às práticas de leitura na infância e à formação de leitores. A pesquisa é qualitativa de vertente analítica e de cunho
bibliográfico. O delineamento metodológico acolhe: a) estudo de documentos e
materiais do PNLD Literário 2018; b) análise das obras; c) construção de propostas para mediação de leitura. A tese contempla, inicialmente, discussão sobre a literatura
infantil, particularidades da leitura na pré-escola, em especial das narrativas visuais – o livro de imagem como gênero literário e sobre o PNLD Literário 2018 selecionado para a Educação Infantil e seus acervos. São analisadas, na sequência, seis obras literárias integrantes do Programa, a saber: A águia e a coruja (Borges, 2017), A flor do lado de lá (Mello, 2018), A flor do mato (Pimentel, 2018), Chapéus (França, 2018),
Emoções (Machado, 2014) e Qual bicho é mais fofo? (Göbel, 2008); levando em consideração a constituição narrativa pela visualidade e os elementos paratextuais.
Na sequência, são discutidos tópicos intrínsecos ao conjunto de obras tratadas. Por fim, é apresentada uma possibilidade de mediação leitora para livro de imagem com base na composição dos títulos. Os resultados advindos da análise das seis narrativas visuais demonstram que os livros de imagem presentes no acervo do PNLD Literário 2018 para a pré-escola são recursos potentes para a formação do leitor literário, já
que possibilitam explorar a narrativa frente à complexidade e potencialidade da linguagem visual, oportunizando ampliação de repertório cultural e artístico das crianças. [resumo fornecido pelo autor]