• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise do comportamento de estudantes de administração em uma IES na Serra Gaúcha em decisões de escolha de curso de graduação e permanência

Visualizar/Abrir
TCC Jessica Perozzo.pdf (2.356Mb)
Data
2019-06-14
Autor
Perozzo, Jéssica
Orientador
Panizzon, Mateus
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O atual cenário de expansão educacional no país revela um considerável aumento do número de instituições de ensino superior (IES) e juntamente de ofertas de vagas a serem preenchidas. Desta forma, a concorrência faz com que as IES passem a enfrentar maiores desafios para manutenção e desenvolvimento de suas atividades, vistas como prestação de serviço e que exigem uma atenção especial no que se refere à atração e retenção do público-alvo. Diante disso, é válido o estudo de quais características são vistas como essenciais para escolha e constância em determinado curso e instituição, juntamente com a mudança de abordagem em relação ao estudante, identificando suas necessidades e carências em busca de uma experiência satisfatória e fortalecimento de vínculos. Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na contratação e permanência no curso superior de graduação em Administração em uma IES localizada em Caxias do Sul, levando em conta aspectos como a satisfação, retenção e percepção de valor dos estudantes. O estudo do serviço educacional é oportuno pois através do conhecimento das reais necessidades dos alunos pode-se traçar um planejamento para fornecer subsídios que atuem como fatores de melhoria dos serviços e aproximação de instituição e aluno. Para isto, foi necessário a elaboração do referencial teórico, com base nos principais autores que abordam o tema, além da concepção da pesquisa descritiva quantitativa aplicada através de questionário elaborado, formado por 50 questões, com base em Corso (2012) e Milan et al. (2014), para estudantes do curso de Administração Campus Caxias do Sul, resultando em 286 casos válidos. Verificou-se a confiabilidade do instrumento, o teste de KMO obteve o valor de 0,879 e de esfericidade de Bartlett atingiu significância inferior a 0,001, indicando a aplicabilidade da análise fatorial. Foram identificados três grupos de fatores que influenciam na escolha do curso e IES: acadêmicos, básicos e serviços. Posteriormente foram realizadas as análises da variância explicada, revelando que 3 fatores explicam 58,56% da variabilidade dos dados, seguidamente da análise de clusters, que agrupou os estudantes em insatisfeitos, intermediários e muito satisfeitos. Por fim a aplicação da regressão múltipla, atingindo um r² de 0,339 e índices inferiores a 0,05 para os fatores de confirmação da viabilidade da amostra. Como sugestão, com grande valia para a IES seria o desenvolvimento de pesquisa em seus outros programas de ensino disponíveis: pós-graduação, mestrados e doutorados, línguas estrangeiras, entre outros, buscando a verificação de quais aspectos são mais importantes na escolha e na permanência nesses programas, promovendo assim a melhoria dos serviços prestados. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4741
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV