• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sentido da vida em adolescentes vivendo com câncer

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Daiane Villa.pdf (476.3Kb)
Data
2019-12-06
Autor
Villa, Daiane
Orientador
Godoy, Rossane Frizzo de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O câncer é a doença que mais causa morte de adolescentes em países desenvolvidos. No Brasil, a doença ocupa a segunda posição no registro de óbitos de adolescentes, ficando para trás apenas dos acidentes. A adolescência, enquanto etapa do desenvolvimento, é considerada um marco na consolidação da identidade. A fase abarca um período de conquistas, onde não costumam ser consideradas intercorrências do adoecimento. Desta forma, quando o adolescente recebe o diagnóstico de câncer na adolescência, seu desenvolvimento é interrompido, o que demandará readaptações frente a situação. A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar possíveis contribuições do sentido da vida em adolescentes vivendo com câncer na perspectiva da logoterapia. A partir deste, surgem três objetivos específicos, são eles: caracterizar manifestações biopsicossociais da fase da adolescência, caracterizar o câncer na adolescência e, por fim, conceituar sentido da vida na perspectiva da logoterapia. O trabalho possui como delineamento uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e interpretativo. Como fonte, utilizou-se o artefato cultural "Kiss and Cry". Como instrumento, utilizaram-se tabelas, com descrição e categorização das cenas. A estratégia de análise adotada no estudo foi à análise de conteúdo de Laville e Dionne. Os elementos emergentes foram agrupados de acordo com sua função e significação, servindo de embasamento para a classificação das informações e definição das categorias analíticas e das unidades de análise. Para a definição das categorias foi escolhido o modelo aberto, pois a definição das categorias foi realizada a posteriori. A estratégia de análise e interpretação escolhida foi o emparelhamento. Como resultados emergiram as seguintes categorias: "adolescente vivendo com câncer" e "sentido da vida". Por meio da análise das cenas selecionadas e emparelhamento com a teoria aprofundada no presente trabalho, foi possível apurar impactos que uma doença como o câncer pode causar em um adolescente, afetando assim o curso de seu desenvolvimento e bem-estar. Também foi possível perceber que, apesar das limitações impostas pela doença, a personagem Carley, diagnosticada com câncer, pôde encontrar o sentido da vida por meio da realização de valores de criação, experiência e de atitude. Ao confrontar-se com aspectos trágicos da existência, Carley transcendeu a um propósito maior, adotando um novo comportamento perante ao sofrimento inevitável, dando-lhe um significado (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5994
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV