• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Ivana Polo.pdf (1.076Mb)
Data
2020-08-18
Autor
Polo, Ivana
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado à obtenção do grau de Licenciada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa que culmina com essa monografia teve como objetivo "escutar a voz das vítimas, dos agressores, das famílias e da escola sobre a experiência com o Bullying, a fim de perceber os efeitos desse fenômeno no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças e adolescentes, de modo a identificar elementos para sua prevenção". Em outras palavras, o intuito é compreender as consequências do Bullying no processo de escolarização e na vida cotidiana das vítimas. O interesse pelo Bullying no cotidiano escolar, iniciou a partir das minhas experiências e vivências na Educação Básica, pois fui vítima do Bullying no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sem a pretensão de generalização, com características descritivas e analíticas, complementada por uma revisão teórica sobre o Bullying, considerando as contribuições dos seguintes autores: Carpenter e Fergunson (2011), Felizardo (2011), Calhau (2010), Silva (2010), os quais desenvolvem abordagens associadas ao objeto do presente estudo. A troca de cartas de aula, a qual é tematizada por Stecanela e Pedro (2019), foi o método encontrado para sistematizar os caminhos e os resultados da pesquisa, bem como para a escuta das narrativas dos interlocutores empíricos, ou seja, as narrativas das vítimas, da família, da escola, e dos praticantes de Bullying no cotidiano escolar. O trabalho se compõe de um conjunto de cartas trocadas com a orientadora e um conjunto de cartas trocadas com os participantes que colaboraram na pesquisa. Entre os resultados encontrados, é possível afirmar que: (a) o Bullying, é uma manifestação de violência que prejudica o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes; (b) tanto as vítimas como os agressores são influenciados pelas ações cotidianas do mundo contemporâneo, isto é, com as grandes imposições estipuladas pelos padrões da sociedade; (c) é preciso levar em conta a temporalidade em que o Bullying é exercido ou sofrido no ambiente escolar; (d) os modos como as famílias e as escolas reagem e intervêm à presença do Bullying; (e) são múltiplas as formas como são realizadas a proteção e prevenção das recorrências; (f) por fim, o desenvolvimento do trabalho contribuiu com a trajetória acadêmica e de futura atuação docente da autora do mesmo, pois compreende a necessidade de saber como intervir no processo de violência no ambiente escolar (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6567
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV