• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de história e literatura: a imigração judaica nas obras de Moacyr Scliar

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacão Paulo Marcelo Francescato Júnior.pdf (1.266Mb)
Data
2020-11-24
Autor
Francescato Júnior, Paulo Marcelo
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar as relações entre a História e a Literatura, bem como o uso de fontes literárias no ensino de História. O produto final desta dissertação é um material intitulado Guia de Atividades: Literatura e Imigração. Trata-se de um material de apoio didático aos docentes no ensino da história de movimentos migratórios que for realizado através do uso de fontes literárias. Como movimento migratório, o trabalho utilizou-se do exemplo da imigração judaica ocorrida no Rio Grande do Sul no início do século XX. As fontes literárias escolhidas foram as obras O ciclo das águas (1975) e O centauro no jardim (1980), do escritor gaúcho Moacyr Scliar, considerado aqui como um testemunho do referido movimento imigratório. Para isso, foi realizado um levantamento de publicações e trabalhos acadêmicos que abordam as relações entre História e Literatura, o ensino de história, o uso das fontes literárias no ensino de História e a história da imigração judaica e outros movimentos migratórios brasileiros. A partir daí, foi realizado um diálogo com teóricos que abordam conceitos importantes para trabalhar imigração, por exemplo, identidade, memória, testemunho e sensibilidade. É descrita ainda a elaboração do Guia de Atividades: Literatura e Imigração, cujo material consiste em uma série de atividades propostas sobre a imigração judaica no Rio Grande do Sul, dividida em quatro propostas temáticas: Imaginário do Imigrante, Religiosidade do Imigrante, Mulher Imigrante e Imigração e Identidade.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6674
Collections
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV