• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Adultização infantil e sua relação com as mídias digitais

Visualizar/Abrir
TCC Andressa Pietrobon Ambrosini.pdf (931.2Kb)
Data
2022-04-09
Autor
Ambrosini, Andressa Pietrobon
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho aborda o tema "Adultização Infantil e sua relação com as mídias digitais" que está alinhado ao objetivo de investigar qual o papel das mídias digitais no processo de adultização, das crianças, bem como avaliar as consequências destas transformações dentro do campo de desenvolvimento humano e comportamental das crianças. Para tanto, a referida investigação buscou dar resposta ao seguinte problema de pesquisa: "Qual a influência das mídias digitais no processo de adultização das crianças na contemporaneidade? " A investigação descrita é de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a um grupo de famílias. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003)e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Áraujo, Niebuhr e Aguiar ( 2019), Piaget (1970), Vygotsky (1987) - ( 1989). Erbolato (1985), Moran (2000)- (2009), Cannan, Ribeiro e Paola (2017), Nunes e Silveira (2015). A partir da análise dos dados foi possível fazer a identificação dos seguintes blocos de estudo: As mídias digitais e sua relação com o processo pedagógico, As famílias e sua relação com as mídias digitais e A influência das mídias no desenvolvimento das crianças enquanto processo de adultização. O estudo permitiu a construção de alguns conhecimentos que possibilitaram reflexão aprofundada acerca da infância e do desenvolvimento infantil na contemporaneidade, com enfoque na utilização da tecnologia. Ainda, possibilitou o reconhecimento da necessidade de um olhar atento da escola e da família sobre a forma de como este acesso está ocorrendo, pois a exposição sem critérios à multiplicidade de mídias digitais disponíveis na rede pode desencadear um adolescimento precoce, que provoca a perda da infância, da socialização e do mais importante, a fase da pureza da criança em sua infância, levando a sua adultização. Considerando a complexidade da temática em foco, o estudo promoveu muitas aprendizagens, mas também desencadeou algumas preocupações as quais são compartilhadas ao longo do texto. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9965
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV