Análise do Storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacional
Date
2016-07-29Author
Silva, Eduardo Robini da
Orientador
Larentis, Fabiano
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O processo de aprendizagem não se desenvolve somente através das instituições de ensino e a aprendizagem, tanto individual como organizacional, pode ocorrer a partir das experiências dos mais velhos, transmitindo seu conhecimento por meio da reflexão advinda do Storytelling de forma informal, onde o aprender e o fazer são elementos fundamentais influenciando a aprendizagem. O objetivo desta dissertação é analisar a contribuição do Storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacional. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo. A estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, o qual permitiu analisar com maior profundidade, como as pessoas interpretam suas experiências, como elas constroem seus mundos e qual é o significado que elas atribuem às suas experiências. A partir do desenvolvimento do referencial teórico, foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas e entrevista narrativa para a coleta de dados. O objeto da pesquisa são as práticas de Storytelling, sendo que os participantes do estudo são 12 empresários com mais de 10 anos de organização de diferentes setores. Posterior ao desenvolvimento do roteiro e o instrumento de coleta, foi aplicado o piloto e realizado a pesquisa. As entrevistas foram transcritas e para validação dos respondentes, foram expostas novamente para o feedback dos entrevistados. Para a definição do término da coleta de dados, optou-se pelo critério de saturação teórica. Para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo com o auxílio do software QSR NVIVO. Os resultados deste estudo apontam que o Storytelling contribui para o processo de reflexão, de modo com que as histórias se tornam um meio de reflexão, onde os ouvintes são estimulados a refletirem pela experiência explicitada pelo Storytelling. A reflexão final deste estudo reside nesta contribuição como uma forma de aprendizagem organizacional, tal contribuição pode ser identificada no esquema ERSSA de aprendizagem proposto. O esquema apresenta tanto a dimensão individual como a organizacional, assim como o contexto formal e informal, e esta dividido em bases (motivos que levam ao Storytelling), processos (o ciclo ERSSA e o contar e ouvir histórias) e resultados (os resultados proporcionados pelo Storytelling e os elementos que levam aos resultados). O esquema ERSSA representa a Aprendizagem Organizacional Experiencial e Reflexiva, onde a interação do individuo com o coletivo é gerado pelas histórias que resultam em aprendizagem e conhecimento. Logo, entende-se que se as empresas estimularem os indivíduos a praticarem o Storytelling dentro das organizações, onde as experiências que cada um carrega possam ser explicitadas e refletidas, em um processo dialógico como ao de contar e ouvir histórias tem-se a contribuição do Storytelling para o processo de reflexão como uma forma de aprendizagem organizacional.