Revisão dos itens de segurança e das especificações do aperto em juntas parafusadas
Abstract
Neste trabalho foram revisados alguns procedimentos e orientações atualmente adotados na empresa para veículos utilitários, caminhões e chassis, relativos aos itens de segurança e especificações do aperto de juntas parafusadas. Foram acrescentados vinte e dois novos itens de segurança, ou seja, componentes cuja falha ou perda das características funcionais coloca em risco a integridade física dos usuários dos produtos. Em um dos ensaios com juntas parafusadas, foram comparados os torques dinâmico e residual obtidos através de apertos pelo parafuso e pela porca. Concluiu-se que o aperto pela porca com o parafuso fixo proporciona melhores resultados. O comportamento de outras duas juntas, definidas como de segurança, foi analisado utilizando-se o equipamento DTT (determinação torque-tensão) e foram elaboradas estratégias de aperto pela metodologia de torque-ângulo para serem comparadas posteriormente com os resultados obtidos através da estratégia de torque alvo, atualmente utilizada na linha de montagem. Verificou-se que o aperto por torque-ângulo com ferramentas adequadas possibilita um controle mais adequado dos parâmetros do processo que o torque alvo (sic).