• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensinagem e aprendizagem em incubadora tecnológica: um estudo de caso na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Antor Beltrame.pdf (1.654Mb)
Datum
2014-05-20
Autor
Beltrame, Antor
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Esta pesquisa estruturou-se a partir de três relevantes fenômenos da economia contemporânea: empreendedorismo, inovação e relações universidade-empresa, elementos convergentes no ambiente das incubadoras de empresas de base tecnológica. Considerando que a justificativa para a criação deste tipo de incubadora é o fomento ao seu próprio contexto, o problema que norteou a pesquisa questionou a efetividade da Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC) em seu cenário. A ITEC foi selecionada por sua relação com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma de suas entidades mantenedoras, bem como por se tratar de uma iniciativa única na região Nordeste, uma das regiões economicamente mais importantes do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso que, tendo por base a pesquisa bibliográfica e documental, valeu-se de entrevistas semiestruturadas como principais fontes de dados. Foram entrevistados, além da gerência da incubadora, representantes de todas as empresas incubadas e de aproximadamente 80% das empresas graduadas em atividade. O estudo procurou delinear o contexto relativo ao empreendedorismo, à inovação e às relações universidade-empresa, no qual se insere a ITEC e paralelamente, procurou-se descrever o desempenho da ITEC na promoção destes elementos. Para tanto, aplicou-se uma perspectiva baseada na ensinagem e na aprendizagem, respectivamente, enquanto condições de desenvolvimento proporcionadas pela incubadora às empresas e às práticas gerenciais adotadas por estas. Os resultados sugerem que, notadamente no passado recente, a incubadora vem se constituindo como importante mecanismo de fomento ao contexto assinalado e paralelamente indica a existência de um amplo potencial a ser explorado, especialmente em termos de inovação e relações universidade-empresa.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/300
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV