Análise de sensibilidade nas variáveis da avaliação de empresas : um estudo multicaso
Visualizar/ Abrir
Data
2018-02-16Autor
Bampi, Jéssica Krewer
Orientador
Leites, Eduardo Tomedi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante da evolução do mercado de capitais, da globalização, da importância de analisar a geração de valor nas organizações e da onda de fusões e aquisições, a área de avaliação de empresas passou a estar em evidência. Dessa forma, a pesquisa buscou aprofundar-se no tema de avaliação de empresas analisando os fenômenos, buscando relação entre o valor justo e o valor de mercado e verificando o impacto da subjetividade das variáveis do valuation. Para a análise, o estudo avaliou duas empresas de diferentes países, buscando analisar se ambas se comportam da mesma forma. Assim, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: Quais as variáveis que compõem o valuation possuem maior impacto no valor final da organização das empresas CPFL Energia S.A e Energias de Portugal S.A? Para responder à questão de pesquisa, elaborou-se uma pesquisa documental, descritiva e quantitativa, onde através de um estudo multicaso buscou-se encontrar os resultados. Através da literatura encontrada, a pesquisa avaliou pelo método do fluxo de caixa descontado as empresas CPFL Energia S.A e Energias de Portugal S.A, onde os resultados encontrados foram comparados com o valor de mercado e patrimonial. Ainda, verificando através de análises de sensibilidade, o estudo buscou encontrar quais as variáveis que mais influenciam o valor de uma empresa. Através dos resultados encontrados e comparando-os entre as duas organizações, o estudo concluiu que em relação ao valor pelo FCDE em comparação ao valor de mercado, as empresas se comportam de forma diferente, porém as variáveis que mais influenciam o valor da organização são as mesmas em ambos os casos, sendo elas: a taxa de reinvestimento em novos ativos, o custo do capital próprio e a taxa de crescimento na perpetuidade. Com isso, nota-se a importância do estudo para a área de avaliação de empresas, onde a pesquisa contribuiu para análises do valor e para ressaltar a importância de mensurar e projetar as variáveis da forma mais coerente e correta possível (sic).