Capital social em redes de cooperção: um estudo de caso da AutoRede
Zusammenfassung
Este estudo descreve como se estruturam as redes sociais dos empresários participantes da Rede de Cooperação AutoRede, do município de Novo Hamburgo. Mais especificamente, como se estruturam as redes de relações surgidas entre os empresários e as pessoas pertencentes à suas redes relacionais. Trata-se de um estudo de caso, com a realização de um censo. Foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, num processo de avaliação de informações chamado de triangulação, sendo usados os princípios da triangulação dos dados e da triangulação do método. A partir desta abordagem, serão avaliadas as dimensões estrutural, relacional e cognitiva do capital social na AutoRede. O estudo foca os padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de apoio ou influência, de amizade, de informação e de confiança. São analisadas as interligações das dimensões do capital social da AutoRede para mostrar a construção destas relações no contexto desta Rede específica. A análise dos dados mostrou que as redes pesquisadas são esparsas e que há atores que concentram a centralidade quando consideradas as redes dos quatro conteúdos transacionados. Além disso, a rede de confiança é a menor de todas as redes pesquisadas, confirmando o preconizado pela teoria. Os achados também mostraram que a construção das redes dos empresários é baseada na diversidade de papéis, sendo as relações estabelecidas, em sua maioria, próximas ou muito próximas. Encontrou-se, ainda, que as redes possuem uma baixa reciprocidade nas relações. Por fim, notou-se que os empresários possuem significados compartilhados, mostrando-se como mais salientes aqueles relativos à experiência na participação em rede e benefícios obtidos. A partir dos resultados, foi construído um roteiro para avaliar a geração de capital social em Redes de Cooperação, sendo este a principal contribuição deste estudo.