Processo gamificado para gerenciamento ágil de projetos no laboratório de criação e aplicação de software
Fecha
2018-06-25Autor
Concatto, Matheus Carra
Orientador
De Carli, Iraci Cristina da Silveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho propõe um processo de gerenciamento de projetos, utilizando elementos de jogos. O processo é resultado da integração de práticas das metodologias tanto tradicionais quanto ágeis. A necessidade deste trabalho surgiu a partir do Laboratório de Criação e Aplicação de Software, localizado na Universidade de Caxias do Sul. Este local recebe projetos de diversas frentes, seja da própria universidade ou advindos do mercado. Atualmente não tem fins lucrativos e é de suma importância que os projetos não tenham custo. Devido a ser constituído por alunos (além dos professores) e não existir um comprometimento formalizado dos colaboradores, a rotatividade e quantidade de membros da equipe são alguns dos desafios enfrentados pelo laboratório. O coordenador de projeto tem dificuldades no registro das tarefas por esta comunicação não estar centralizada. O trabalho propõe a organização do processo do laboratório adaptando o processo atual. A proposta consiste em uma forma de administração dos projetos usufruindo do dinamismo proposto pela metodologia ágil agregado ao controle das formas tradicionais, engajando a equipe com as técnicas relacionadas a jogos. Além disso, será avaliado de forma qualitativa (sic).