Cidadania organizacional e outras variáveis comportamentais atuantes em um ambiente de fusão
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Data
2014-06-05Autor
Rui, Charles
Orientador
Galelli, Ademar
Metadata
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As organizações mudam suas práticas de gestão, muitas vezes realizando fusão, em razão de fatores externos como mudanças ou problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos. Também variáveis internas como saúde financeira, estilos de gestão, diferenças culturais, níveis diferentes de conhecimento, envolvimento e comprometimento reduzido, medo, entre outros, podem influenciar o comportamento nas organizações. A empresa foco desta pesquisa, denominada Alfa, com objetivos estratégicos de expandir seus negócios, e ser mais competitiva no mercado, em dezembro de 2008 vendeu parte de sua composição acionária (49%) para uma empresa caracterizada como Beta. Dentro desse contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com funcionários da empresa Alfa, localizada na cidade de Caxias do Sul. O objetivo deste trabalho foi medir aspectos de comportamento organizacional em um ambiente de fusão de empresas. A pesquisa foi classificada como exploratória (estudo de caso), do tipo quantitativo, cujos dados foram processados utilizando-se técnicas tais como: análise fatorial, Anova e regressão linear múltipla. Foram utilizadas escalas pré-validadas para o bloco de comportamento organizacional e foi desenvolvida uma escala para medir e identificar as variáveis qualificadoras num ambiente de fusão. Como resultados foram identificados, entre os respondentes, graus moderados de comportamento organizacional com variabilidade significativa em diferentes subgrupos da população. As variáveis comportamentais significativas, extraídas do instrumento de pesquisa foram: comprometimento organizacional, cidadania organizacional (iniciativa, lealdade e fidelidade) e satisfação no trabalho. Em relação às variáveis qualificadoras da fusão apareceram significativas: trabalho e tarefa, motivação e comunicação. Percebeu-se que o conjunto de variáveis comportamentais identificadas podem ser responsáveis pela definição da cultura organizacional, a qual representa a forma de agir, de liderar, de resolver conflitos, de solucionar os problemas, de obter resultados, isto é, a maneira de administrar a empresa.
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