• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior : uma análise dos fóruns institucionais na perspectiva do corpo docente

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Carina V. Scheneider.pdf (322.0Kb)
Data
2014-04-25
Autor
Coutinho, Carina Vedooto Scheneider
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A aprendizagem é um processo de compreensão e estruturação da realidade e por meio de experiências anteriores, novas informações são adquiridas e reorganizadas. O conhecimento, resultado da aprendizagem, pode iniciar em um nível individual e expandir-se para o grupo, posteriormente atingindo o nível da aprendizagem organizacional, onde ocorre a mudança cognitiva,de percepção dos indivíduos e da organização. Este estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior. O estudo será realizado em três instituições de ensino superior de Caxias do Sul, pertencentes a uma rede de ensino privado. Como metodologia de pesquisa, será utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir do desenvolvimento de estudo de caso múltiplo com a aplicação de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são os docentes que participaram das edições dos fóruns institucionais, no período de janeiro de 2010 a julho de 2012, considerando-se, como sustentação teórica, a literatura relacionada ao conhecimentoe a aprendizagem organizacional.Os dados e informações coletadas nesseestudo foram analisados através do método de análise de conteúdo.As principais conclusões foram que os fóruns institucionais são o ponto de partida para a aprendizagem organizacional sob a perspectiva dos docentes, no entanto nas duas instituições menores, em número de docentes, o processo está mais consolidado, inclusive na instituição com menor tempo de mercado. Já na instituição com o maior número de professores, a aprendizagem organizacional de fato não ocorre, apenas observam-se algumas de suas características.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/85
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV