Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.contributor.authorCoutinho, Carina Vedooto Scheneider
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherPadula, Antonio Domingos
dc.date.accessioned2014-04-25T19:07:50Z
dc.date.available2014-04-25T19:07:50Z
dc.date.issued2014-04-25
dc.date.submitted2013-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/85
dc.descriptionA aprendizagem é um processo de compreensão e estruturação da realidade e por meio de experiências anteriores, novas informações são adquiridas e reorganizadas. O conhecimento, resultado da aprendizagem, pode iniciar em um nível individual e expandir-se para o grupo, posteriormente atingindo o nível da aprendizagem organizacional, onde ocorre a mudança cognitiva,de percepção dos indivíduos e da organização. Este estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior. O estudo será realizado em três instituições de ensino superior de Caxias do Sul, pertencentes a uma rede de ensino privado. Como metodologia de pesquisa, será utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir do desenvolvimento de estudo de caso múltiplo com a aplicação de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são os docentes que participaram das edições dos fóruns institucionais, no período de janeiro de 2010 a julho de 2012, considerando-se, como sustentação teórica, a literatura relacionada ao conhecimentoe a aprendizagem organizacional.Os dados e informações coletadas nesseestudo foram analisados através do método de análise de conteúdo.As principais conclusões foram que os fóruns institucionais são o ponto de partida para a aprendizagem organizacional sob a perspectiva dos docentes, no entanto nas duas instituições menores, em número de docentes, o processo está mais consolidado, inclusive na instituição com menor tempo de mercado. Já na instituição com o maior número de professores, a aprendizagem organizacional de fato não ocorre, apenas observam-se algumas de suas características.pt_BR
dc.description.abstractLearning is a process of understanding and structuring of reality and through previous experiences, new information is acquired and reorganized. Knowledge, learning outcomes, can start at an individual level and expand the group, later reaching the level of organizational learning where cognitive change occurs, the perception of individuals and the organization. This study aims to examine organizational learning in higher education institutions. The study was conducted in three institutions of higher education in Caxias do Sul, belonging to a network of private education. As a research methodology, have used the exploratory qualitative research, from the development of multiple case study with the application of indepth interviews with a semi-structured approach. The subjects are the teachers who attended the editions of institutional forums, from January 2010 to July 2012, considering, as theoretical support, the literature related to knowledge and organizational learning. The data and information collected in this study were analyzed using the method of content analysis. The main conclusions ascertain the institutional forums are the starting point for organizational learning from the perspective of teachers, however the two smaller institutions in number of teachers, the process is more consolidated, including the institution with less time to market. However the institution that has the highest number of professors, the organizational learning does not occur indeed, only some of its characteristics are observed.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Universidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectFóruns institucionaispt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectManagement of knowledgeen
dc.subjectEducation, Higheren
dc.subjectCollege teachersen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectOorganizational learningen
dc.subjectInstitutional forumsen
dc.titleAprendizagem organizacional em instituições de ensino superior : uma análise dos fóruns institucionais na perspectiva do corpo docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1139148288555756pt_BR
mtd2-br.author.lattesCOUTINHO, C. V. S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples