O capital humano e a execução da estratégia sob a perspectiva de gestores : um estudo multicasos no segmento da alimentação coletiva
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-12Autor
Santos, Vivian de Oliveira dos
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante da passagem da era industrial e com a chegada da era da informação, as organizações começaram a perceber que apenas possuir melhores equipamentos, tecnologia e mais recursos financeiros para tornarem-se competitivas, não seria mais suficiente, afinal estes recursos são facilmente conquistados e imitados também pela concorrência. Desta forma, os recursos intangíveis e de difícil imitação tendem a despertar o interesse das organizações como um diferencial para a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis. O desafio, diante deste contexto, é entender como e quais os recursos intangíveis são de fato vantagens competitivas sustentáveis para as empresas. Nesta análise, o capital intelectual – que é formado pelo capital estrutural e o capital humano – é considerado uma das importantes fontes, para que as organizações possam obter tal vantagem competitiva. Neste sentido, este estudo busca, primeiramente, a partir de uma revisão dos conceitos de gestão estratégica, balanced scorecard, capital intelectual, capital humano e scorecard do capital humano, entender o capital humano e a execução da estratégia. Em seguida, com o propósito de verificar empiricamente esta questão, realizou-se uma investigação em seis empresas do segmento de alimentação coletiva pertencentes a um mesmo grupo empresarial. Por sua vez, o método de estudo utilizado trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, do tipo estudo multicasos. A pesquisa empírica foi desenvolvida em quatro etapas: 1ª) coleta de dados secundários junto aos arquivos da empresa; 2ª) entrevistas junto aos diretores, gerentes e supervisores das empresas e; 3ª) observação participante em reuniões de planejamento estratégico, de resultados, operacionais e treinamentos promovidos pela empresa e; 4a) análise dos dados obtidos nas etapas anteriores por meio da técnica de análise de conteúdo. Como suporte à pesquisa, empregou-se a “matriz capital humano – execução da estratégia”, que foi desenvolvida com base nos conceitos teóricos de Beatty, Becker e Huselid (2005) e de Kaplan e Norton (2003; 2004), no intuito de avaliar e tabular as respostas obtidas. Os resultados obtidos com o estudo evidenciaram que os gestores pesquisados compreendem o capital humano como um importante ativo na execução da estratégia, porém a prática de valorização e de desenvolvimento deste importante ativo ainda mostra-se como um desafio para as organizações. Convém mencionar que os resultados obtidos neste estudo poderão servir, também, como base para pesquisas futuras e como informação para as empresas do segmento de serviços, em especial de alimentação coletiva.