• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Caracterização e análise das inovações nos cursos de mestrado em Administração em universidades da região sul do Brasil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Flavia Marcolina.pdf (1.650Mb)
Data
2015-08-06
Autor
Marcolina, Flávia
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação se insere na linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade, vinculada ao curso de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que tem por objetivo estudar a relação entre a gestão da inovação e a competitividade no contexto global, tendo em vista a inserção da UCS na região de abrangência da Serra Gaúcha. Especificamente, a pesquisa caracterizou e analisou as inovações implementadas nas Práticas de Gestão nos cursos de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Por meio da metodologia de estudo de caso, descritivo e exploratório, a pesquisa relata as práticas de gestão e os processos inovadores que estão sendo realizados nestes cursos. A literatura abordada delineia os conceitos de inovação e tipos em quatro dimensões – inovações em produto, processo, marketing e organizacional. A análise de dados obtidos nas entrevistas realizadas revelou que estas universidades investem em inovações nas linhas de pesquisa e projetos que envolvem discentes, docentes e parcerias de instituições internacionais, oferecendo o curso de Mestrado como um produto de qualidade. Os cursos de MAA também apresentam uma integração com professores de universidades do exterior, fornecendo inovação em projetos. Verificou-se que os investimentos na inovação de um corpo docente podem modificar as linhas de pesquisa em parceria com empresas. Também foram considerados os investimentos em fomentos e editais que geram a aquisição de bolsas de pesquisa e recursos para as próprias universidades. Os resultados demonstraram que os cursos pesquisados são inovadores, porque realizaram pelo menos uma inovação no período da pesquisa, conforme indicado no Manual de Oslo (2009). Em sua maioria, as inovações estavam relacionadas a processos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/972
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV