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Os efeitos da utilização de mensagens persuasivas na forma de condução no trânsito

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Dissertacao Janine Cardoso Rocha.pdf (1.790Mb)
Data
2015-09-18
Autor
Rocha, Janine Cardoso
Orientador
De Toni, Deonir
Metadata
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Resumo
A utilização de apelos ao medo em mensagens persuasivas tem sido explorada, e se mostrado eficaz, nas questões que envolvem o tabagismo. No entanto, não se evidenciam muitos estudos relacionando mensagens persuasivas com apelo ao medo e sua influência na intenção de condução no trânsito, principalmente no Brasil. Considerando-se que acidentes de trânsito se apresentam como a décima causa de mortes no mundo e a primeira quando se avaliam pessoas com idade entre 15 e 39 anos, evidencia-se a importância de haver análises sobre este tema. Assim, o objetivo da pesquisa foi examinar os efeitos da utilização de apelos ao medo em mensagens persuasivas na intenção de condução no trânsito. Para o proposto, realizou-se uma pesquisa utilizando-se o método experimental, sendo o apelo ao medo da mensagem (alto ou baixo) analisado. Foram avaliadas duas campanhas realizadas pelo DETRAN/RS, nos diferentes níveis de apelo ao medo. A pesquisa, que também considerou o efeito mediador do apelo ao medo na intenção de condução, contou com 108 respostas legítimas. Os resultados explicitam que o apelo ao medo influencia a intenção de condução no trânsito e que os indivíduos percebem-se mais afeitos a um comportamento considerado como mais adequado no trânsito principalmente a partir do envolvimento de familiares em de acidentes de trânsito. Contudo, quando o próprio respondente envolveu-se em acidentes de trânsito, a diferença na intenção de condução no trânsito não é significativa. Identificou-se que as dimensões autoestima negativa relacionada ao ato de condução, autoeficácia e apelo ao medo apresentaram-se como as mais significativas para a explicação da intenção de condução no trânsito. E, por fim, confirmou-se que há uma forte relação na mediação realizada pelo apelo ao medo entre a mensagem persuasiva e a intenção de condução no trânsito. Esse achado evidencia que as mensagens persuasivas contendo apelo ao medo são impactantes, principalmente quando comparadas às mensagens sem apelo ao medo. O encontrado neste estudo pode ser utilizado como um subsídio ao desenvolvimento de campanhas de políticas públicas e poderão auxiliar na gestão de ações de marketing social relacionadas ao comportamento humano e social, direcionando de forma mais produtiva os recursos utilizados e retornando em consequências mais efetivas, no que tange ao comportamento no trânsito. Sugere-se que as campanhas, além de alertarem para os perigos iminentes do comportamento que se deseja coibir também apresentem recomendações, de maneira a estimular o sentimento de autoeficácia dos indivíduos, para que estes tenham ciência de que, ao adotar o sugerido pelas campanhas, estarão modificando o cenário atual. Outra possibilidade sugerida é a utilização de vídeos que envolvam a família ou sugiram a proximidade familiar – visto que os resultados apontam que há uma aparente intenção de condução mais prudente no trânsito quando familiares se envolveram em acidentes do que quando os próprios respondentes se envolveram.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/998
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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