Os efeitos da utilização de mensagens persuasivas na forma de condução no trânsito
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Data
2015-09-18Autor
Rocha, Janine Cardoso
Orientador
De Toni, Deonir
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A utilização de apelos ao medo em mensagens persuasivas tem sido explorada, e se mostrado eficaz, nas questões que envolvem o tabagismo. No entanto, não se evidenciam muitos estudos relacionando mensagens persuasivas com apelo ao medo e sua influência na intenção de condução no trânsito, principalmente no Brasil. Considerando-se que acidentes de trânsito se apresentam como a décima causa de mortes no mundo e a primeira quando se avaliam pessoas com idade entre 15 e 39 anos, evidencia-se a importância de haver análises sobre este tema. Assim, o objetivo da pesquisa foi examinar os efeitos da utilização de apelos ao medo em mensagens persuasivas na intenção de condução no trânsito. Para o proposto, realizou-se uma pesquisa utilizando-se o método experimental, sendo o apelo ao medo da mensagem (alto ou baixo) analisado. Foram avaliadas duas campanhas realizadas pelo DETRAN/RS, nos diferentes níveis de apelo ao medo. A pesquisa, que também considerou o efeito mediador do apelo ao medo na intenção de condução, contou com 108 respostas legítimas. Os resultados explicitam que o apelo ao medo influencia a intenção de condução no trânsito e que os indivíduos percebem-se mais afeitos a um comportamento considerado como mais adequado no trânsito principalmente a partir do envolvimento de familiares em de acidentes de trânsito. Contudo, quando o próprio respondente envolveu-se em acidentes de trânsito, a diferença na intenção de condução no trânsito não é significativa. Identificou-se que as dimensões autoestima negativa relacionada ao ato de condução, autoeficácia e apelo ao medo apresentaram-se como as mais significativas para a explicação da intenção de condução no trânsito. E, por fim, confirmou-se que há uma forte relação na mediação realizada pelo apelo ao medo entre a mensagem persuasiva e a intenção de condução no trânsito. Esse achado evidencia que as mensagens persuasivas contendo apelo ao medo são impactantes, principalmente quando comparadas às mensagens sem apelo ao medo. O encontrado neste estudo pode ser utilizado como um subsídio ao desenvolvimento de campanhas de políticas públicas e poderão auxiliar na gestão de ações de marketing social relacionadas ao comportamento humano e social, direcionando de forma mais produtiva os recursos utilizados e retornando em consequências mais efetivas, no que tange ao comportamento no trânsito. Sugere-se que as campanhas, além de alertarem para os perigos iminentes do comportamento que se deseja coibir também apresentem recomendações, de maneira a estimular o sentimento de autoeficácia dos indivíduos, para que estes tenham ciência de que, ao adotar o sugerido pelas campanhas, estarão modificando o cenário atual. Outra possibilidade sugerida é a utilização de vídeos que envolvam a família ou sugiram a proximidade familiar – visto que os resultados apontam que há uma aparente intenção de condução mais prudente no trânsito quando familiares se envolveram em acidentes do que quando os próprios respondentes se envolveram.