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Listar por tema "Jogos eletrônicos"

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    • Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca 

      Pescador, Cristina Maria (2014-05-30)
      Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, ...
    • Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel 

      Fardo, Marcelo Luís (2011)
      Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ...
    • Aprendizado por reforço no ambiente de jogos 

      Silva, Jonatan Amaral da (2024-08-12)
      A Inteligência artificial (IA) tem se tornado uma presença cada vez mais constante em nosso cotidiano, com aplicações que abrangem desde chatbots e carros autônomos até reconhecimento de imagem e jogos. A IA tem sido objeto ...
    • Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa 

      Pagno, Anne Lorandi
      Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ...
    • Atividade pedagógica para o componente curricular de educação física com base em jogo eletrônico 

      Rech, Gislaine Zanoto (2023-04-20)
      Esta pesquisa investiga acerca da extração de elementos lúdicos de jogos eletrônicos, situados na perspectiva da Cultura Digital, como forma de motivar estudantes da Educação Básica a engajarem-se em atividades pedagógicas ...
    • Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos 

      Macêdo, Felipi Medeiros
      Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ...
    • O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais 

      Chedid, Marcos Vinícius Graminho (2023-07-21)
      A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário ...
    • Code-switching in Counter-Strike: Global Offensive: a proposal for vocabulary acquisition 

      Flores, Leonardo Soboleswki (2021-07-08)
      Jogar online é uma das atividades de lazer mais comuns no mundo hoje em dia (STANLEY e MAWER, 2008). Portanto, esse trabalho tem como objeto as relações entre os jogos online - em especial o popular Counter-Strike: Global ...
    • Cotidiano, jogos e ensino de história: Caxias do Sul na década de 1930 

      Sausen, Tales Boff (2021-06-01)
      Através desta dissertação, buscou-se construir um jogo eletrônico com fins pedagógicos sobre a história do cotidiano de Caxias do Sul durante a década de 1930. O jogo foi construído integralmente on-line, através de lives ...
    • A cultura dos videogames: uma análise de como a publicidade se incorpora no mercado de games 

      Carneiro, Fábio Augusto Rech (2022-12-19)
      Este trabalho teve como objetivo mapear como a cultura dos videogames se integra dentro da sociedade e do mercado, como que se conecta ao seu consumidor e como eles respondem às ações impostas a eles, juntamente a um ...
    • Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike 

      Porto, Maurício dos Santos (2021-12-14)
      A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o ...
    • Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia 

      Sartor, Carolina Paganella (2020-12-30)
      A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ...
    • Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira 

      Baretta, Pedro Henrique (2021-12-30)
      Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ...
    • Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação 

      Oliveira, Gabriel Carniel de (2022-12-12)
      A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ...
    • Desenvolvimento de uma atividade gamificada voltada ao turismo de Caxias do Sul 

      Gomes, Micael Nozari (2017-08-15)
      Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo elevar a experiência turística da cidade de Caxias do Sul através de uma atividade gamificada. De forma geral, este trabalho busca compreender em como o turismo pode ...
    • Desenvolvimento de uma engine 3D voltada a dispositivos móveis 

      Coppi, Luciano Teixeira
      A indústria jogos se desenvolveu muito nos últimos anos, batendo recordes de venda e faturando bilhões. Com a crescente popularidade de dispositivos m oveis, como celulares, smartphones entre outros, um novo mercado para ...
    • Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo 

      Salami, Alana Della Giustina (2023-09-14)
      A sociedade atual é marcada por diversas e contínuas transformações, muitas vezes relacionadas com os avanços tecnológicos, que impactam direta e indiretamente o ambiente escolar. Diante deste cenário, torna-se imprescindível ...
    • Distribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-click 

      Santos, Bruno Silva (2023-08-18)
      Este trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ...
    • Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop 

      Porto, Tássia dos Santos
      Este projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ...
    • A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem 

      Fardo, Marcelo Luís (2014-05-30)
      O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados alguns ...

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