Sfoglia per Soggetto "Jogos eletrônicos"
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Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca
(2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, ... -
Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel
(2011)Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ... -
Aprendizado por reforço no ambiente de jogos
(2024-08-12)A Inteligência artificial (IA) tem se tornado uma presença cada vez mais constante em nosso cotidiano, com aplicações que abrangem desde chatbots e carros autônomos até reconhecimento de imagem e jogos. A IA tem sido objeto ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
Atividade pedagógica para o componente curricular de educação física com base em jogo eletrônico
(2023-04-20)Esta pesquisa investiga acerca da extração de elementos lúdicos de jogos eletrônicos, situados na perspectiva da Cultura Digital, como forma de motivar estudantes da Educação Básica a engajarem-se em atividades pedagógicas ... -
Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos
Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ... -
O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais
(2023-07-21)A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário ... -
Code-switching in Counter-Strike: Global Offensive: a proposal for vocabulary acquisition
(2021-07-08)Jogar online é uma das atividades de lazer mais comuns no mundo hoje em dia (STANLEY e MAWER, 2008). Portanto, esse trabalho tem como objeto as relações entre os jogos online - em especial o popular Counter-Strike: Global ... -
Cotidiano, jogos e ensino de história: Caxias do Sul na década de 1930
(2021-06-01)Através desta dissertação, buscou-se construir um jogo eletrônico com fins pedagógicos sobre a história do cotidiano de Caxias do Sul durante a década de 1930. O jogo foi construído integralmente on-line, através de lives ... -
A cultura dos videogames: uma análise de como a publicidade se incorpora no mercado de games
(2022-12-19)Este trabalho teve como objetivo mapear como a cultura dos videogames se integra dentro da sociedade e do mercado, como que se conecta ao seu consumidor e como eles respondem às ações impostas a eles, juntamente a um ... -
Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
(2021-12-14)A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o ... -
Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia
(2020-12-30)A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
(2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
(2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Desenvolvimento de uma atividade gamificada voltada ao turismo de Caxias do Sul
(2017-08-15)Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo elevar a experiência turística da cidade de Caxias do Sul através de uma atividade gamificada. De forma geral, este trabalho busca compreender em como o turismo pode ... -
Desenvolvimento de uma engine 3D voltada a dispositivos móveis
A indústria jogos se desenvolveu muito nos últimos anos, batendo recordes de venda e faturando bilhões. Com a crescente popularidade de dispositivos m oveis, como celulares, smartphones entre outros, um novo mercado para ... -
Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo
(2023-09-14)A sociedade atual é marcada por diversas e contínuas transformações, muitas vezes relacionadas com os avanços tecnológicos, que impactam direta e indiretamente o ambiente escolar. Diante deste cenário, torna-se imprescindível ... -
Distribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-click
(2023-08-18)Este trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ... -
Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop
Este projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ... -
A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem
(2014-05-30)O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados alguns ...