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dc.contributor.advisorPaviani, Jayme
dc.contributor.authorBasso, Nestor
dc.contributor.otherKuiava, Evaldo Antônio
dc.contributor.otherAndreola, Balduíno Antônio
dc.date.accessioned2015-09-29T17:52:33Z
dc.date.available2015-09-29T17:52:33Z
dc.date.issued2015-09-29
dc.date.submitted2010-05-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1011
dc.descriptionEsta dissertação mostra como a organização empresarial pode oferecer educação e aprendizagem para alcançar os objetivos da própria organização e, ao mesmo tempo, os objetivos da formação do empregado como cidadão. Inicia apresentando, historicamente, que o ensino para o trabalho não é criação recente. Ao contrário, encontra raízes nas civilizações antigas. A história aponta relatos do ensinar para o trabalho, treinamento para aprender a fazer ou outras denominações equivalentes, já no Egito antigo, considerado o berço da civilização atual. Na Grécia, tida como origem da civilização ocidental e que traz aspectos da civilização egípcia e, em Roma, encontram-se registros mais abundantes do ensino para o trabalho dirigido às classes sociais dos trabalhadores, dos produtores, dos escravos. O ensino para o trabalho continuou na mesma perspectiva na Idade Média e adentrou na Revolução Industrial, chegando até os anos mais recentes, então com a denominação de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Essa modalidade, T&D, ainda persiste nos dias atuais, direcionada ao desenvolvimento de habilidades para a execução de tarefas e procedimentos operacionais. E, em determinados segmentos de organizações, continua como “ferramenta” exclusiva de capacitação de pessoas. Porém, no século XX, principalmente a partir da segunda metade, organizações mais atentas às mudanças, aos avanços tecnológicos e às inovações, de forma geral, passaram a perceber a necessidade de uma educação mais abrangente. Ingressaram fortemente no ensino da construção do conhecimento, que faz a diferença; que é a alavanca para a expansão corporativa e de mercado. Para elas o conhecimento tornou-se o principal recurso econômico. O novo cenário econômico da informação, do conhecimento e dos avanços tecnológicos levou-as a buscarem a implementação do ensino e da aprendizagem por inteiro. Isto é, o ensino ministrado com correção pedagógica, que estimule o indivíduo a aprender, a aprender a aprender, e a aprender continuadamente, como ser integral, e que, além dos aspectos profissionais e da obtenção do melhor resultado econômico, leve em conta o homem como sujeito de si, como cidadão. Assim, e nessa compreensão do ensino e aprendizagem no ambiente organizacional, a dissertação defende a ideia de que, na organização empresarial, realiza-se de fato a aprendizagem voltada para os interesses da organização e, igualmente, para a formação do cidadão.pt_BR
dc.description.abstractThis essay shows how an entrepreneurial organization can offer education and learning to achieve the goals of the own company and, at the same time, the goals of the employees' formation as citizens. It starts presenting, historically, that teaching how to work is not a recent creation. On the contrary, its roots are found in the old civilizations. History has shown accounts of teaching how to work, training for learning how to do it or other equivalent denominations already existent in old Egypt, which was considered the origin of civilization. Greece, seen as the origin of western civilization also brings aspects of Egyptician civilization and in Rome are found abundant registries of teaching how to work addressed to different walks of life such as: workers, manufacturers and slaves. The teaching how to work continued with the same perspective in Middle Age and got into Industrial Revolution, getting to the recent years with the denomination of Training & Development (T&D). This modality, T & D still persists nowadays, directed to skills development to carry out tasks and operational procedures. In some companies’ segments, it continues being an exclusive “tool” of people's capability. However, in the 20th century, mainly from its second half on, organizations that were more aware of changes at large, started perceiving the need of a wider education. They strongly started building up the knowledge construction, which makes the difference; and is the lever to corporative expansion and market. Knowledge became the main economic resource to them. The new information economic scenery, knowledge and technological advances made them to seek for the implementation of teaching and learning as a whole. That is, teaching with pedagogical guidance that encourages the individual to learn how to learn constantly as an essential part, and besides professional aspects and the acquisition of better economic output, it also takes into consideration the individual as a citizen. So, in this teaching and learning process within an organization environment, this essay supports the idea that inside an entrepreneurial organization, it is in fact, carried out the learning turned to the organization’s interests and the citizen formation as well.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectCareer educationen
dc.subjectVocational educationen
dc.subjectEmployees - Training ofen
dc.titleAprendizagem na organização empresarial : a formação do empregado como cidadãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4689111700381647pt_BR
mtd2-br.author.lattesBASSO, Nestorpt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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