Horror literature: from Mary Shelley to Neil Gaiman, a genre to captivate teenage students
Zusammenfassung
Trabalhar com Literatura em sala de aula é um desafio que muitos professores enfrentam, principalmente ao incorporar textos literários em um contexto de inglês como língua estrangeira. Nas escolas públicas brasileiras, os problemas em relação a esse tema são ainda maiores. Um dos argumentos mais comuns em relação ao uso da Literatura nas aulas é a falta de motivação dos alunos, que muitas vezes se distraem com outros meios de entretenimento, como mídias sociais, filmes e séries. A Literatura de Terror é um gênero em que o professor consegue prender a atenção dos alunos, devido à sua proximidade com as transformações físicas e psicológicas que os estudantes podem enfrentar nas suas vidas. Considerando os níveis de ensino médio e as questões relacionadas à adolescência, a Literatura de Terror pode ajudar os professores a se aproximarem das emoções dos alunos e fazer uma conexão entre ficção e realidade. Como os personagens enfrentam problemas fictícios, os alunos adolescentes podem estar enfrentando problemas reais, portanto, essa proximidade pode ajudá-los a refletir sobre muitas coisas. Falando sobre o efeito emocional da leitura, pode fomentar a empatia dos alunos e desenvolver um pensamento crítico em relação a muitos assuntos. Outra possibilidade que a Literatura de Terror oferece é o aspecto cultural intrínseco às obras literárias. Como se afirma na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Inglês é uma língua franca e deve ser ensinado tendo em conta os aspectos culturais da língua. Pode-se dizer que o Terror é um género especialmente ligado às crenças americanas. Na América do Norte, há uma forte relação com contos sobrenaturais sobre bruxas relacionados ao povoamento do país. Outro aspecto são as crenças e contos nativos americanos sobre monstros e criaturas que vivem nas florestas. Por falar na introdução do texto literário em uma sala de aula de inglês como língua estrangeira, é possível ter um aumento do vocabulário e da fluência dos alunos. Este trabalho visa chegar a um modelo de projeto de leitura, por meio de um plano de aula contemplando cinco aulas de cinquenta minutos, elaborado para a segunda série do Ensino Médio. Foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica da literatura sobre o assunto. Os principais autores citados neste artigo são Candido (2004), Cosson (2006), Punter (1996), Matek (2015) e Dalcanalle (2015). Os objetivos finais deste artigo são propor uma reflexão sobre a introdução da Literatura nas aulas de inglês como língua estrangeira para impulsionar a criatividade, o desenvolvimento crítico e o conhecimento de nossos alunos sobre a língua-alvo e refletir sobre os benefícios de trabalhar com Literatura de Terror com alunos do Ensino Médio. [resumo fornecido pelo autor]