dc.contributor.advisor | Soares, Eliana Maria do Sacramento | |
dc.contributor.author | Boeira, Adriana Ferreira | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Reategui, Eliseo Berni | |
dc.date.accessioned | 2015-09-30T13:41:11Z | |
dc.date.available | 2015-09-30T13:41:11Z | |
dc.date.issued | 2015-09-30 | |
dc.date.submitted | 2011-04-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1012 | |
dc.description | Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem,
através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o
processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora de um blog, considerando cada um dos três
capítulos que compõem a dissertação como uma postagem. Esta apresenta no seu final um
espaço destinado ao registro de enunciados dos leitores. A postagem 1 apresenta a matriz
teórica e os principais conceitos desta pesquisa: educação, aprendizagem, linguagem e blog. O
referencial teórico eleito para este estudo são, principalmente, os textos sobre o pensamento, a
linguagem e a aprendizagem (VIGOTSKI, 1998, 2001) e sobre a enunciação e a posição
responsiva (BAKHTIN, 2003, 2004); estes forneceram o suporte necessário para responder a
pergunta desta pesquisa: Qual é a relação entre a linguagem, através dos enunciados
registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem? A
postagem 2 apresenta a partir da metodologia de análise textual discursiva (MORAES, 2003;
MORAES E GALIAZZI, 2007), o processo de busca, unitarização e categorização do corpus.
Este composto pelos enunciados existentes, previamente registrados por estudantes e o
professor, nas postagens e nos espaços destinados aos comentários do blog educativo
selecionado. Nesta postagem são apresentadas as características deste blog educativo e as
categorias para a análise do corpus. A postagem 3 expõe e analisa as categorias, a partir do
quadro teórico, a fim de responder a pergunta de pesquisa. Dessa forma, descreve-se o
processo de utilização, as estratégias e intervenções pedagógicas realizadas pelo professor na
utilização do blog educativo com os estudantes. Da mesma forma, analisa-se como ocorre a
linguagem, entre os estudantes e o professor, nas postagens e espaços destinados aos
comentários; e qual é a importância da linguagem para a aprendizagem dos estudantes. Este
estudo aponta a possibilidade de utilizar o blog educativo como um ambiente alternativo que
permite a enunciação, a posição responsiva e a aprendizagem através do registro e alternância
de enunciados do professor e dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to investigate the relation between language, through the statements
recorded by students and teachers in educational blog, and the learning process. It uses the
metaphor of a blog, considering each of the three chapters of the dissertation as a post. At the
end of it there is a space for the recording statements from readers. The poster presents a
theoretical framework and key concepts of this research: education, learning, language and
blog. The theoretical framework chosen for this study are mainly texts about thinking,
language and learning (VIGOTSKI, 1998, 2001) and stating and position responsive
(BAKHTIN, 2003, 2004); they provide the support necessary to answer the question of this
research: What is the relationship between language, through the statements recorded by
students and teachers in an educational blog, and the learning process? The second post
presents from the textual discourse analysis methodology (MORAES, 2003; MORAES and
GALIAZZI, 2007), the search process, unitarization and categorization of the corpus. This
compound contained by existing, previously recorded by students and teachers, the posts and
comments in the spaces allocated to the selected educational blog. In this post we present the
features of this blog, and education categories for the analysis of the corpus. The poster
displays and analyzes three categories, based on the theoretical framework in order to answer
the research question. Thus, it describes the process of using the teaching strategies and
interventions made by the teacher in the use of educational blog with students. Likewise, we
analyze the language as it occurs between students and teacher, the posts and spaces for the
comments; and what is the importance of language for students' learning. This study
highlights the possibility of using the blog as an educational alternative environment which
allows the enunciation, the position responsive and learning by recording and alternation of
utterances of the teacher and students. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Language and education | en |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.title | A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3120866476070909 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BOEIRA, Adriana Ferreira | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |