Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorBoeira, Adriana Ferreira
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherReategui, Eliseo Berni
dc.date.accessioned2015-09-30T13:41:11Z
dc.date.available2015-09-30T13:41:11Z
dc.date.issued2015-09-30
dc.date.submitted2011-04-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1012
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora de um blog, considerando cada um dos três capítulos que compõem a dissertação como uma postagem. Esta apresenta no seu final um espaço destinado ao registro de enunciados dos leitores. A postagem 1 apresenta a matriz teórica e os principais conceitos desta pesquisa: educação, aprendizagem, linguagem e blog. O referencial teórico eleito para este estudo são, principalmente, os textos sobre o pensamento, a linguagem e a aprendizagem (VIGOTSKI, 1998, 2001) e sobre a enunciação e a posição responsiva (BAKHTIN, 2003, 2004); estes forneceram o suporte necessário para responder a pergunta desta pesquisa: Qual é a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem? A postagem 2 apresenta a partir da metodologia de análise textual discursiva (MORAES, 2003; MORAES E GALIAZZI, 2007), o processo de busca, unitarização e categorização do corpus. Este composto pelos enunciados existentes, previamente registrados por estudantes e o professor, nas postagens e nos espaços destinados aos comentários do blog educativo selecionado. Nesta postagem são apresentadas as características deste blog educativo e as categorias para a análise do corpus. A postagem 3 expõe e analisa as categorias, a partir do quadro teórico, a fim de responder a pergunta de pesquisa. Dessa forma, descreve-se o processo de utilização, as estratégias e intervenções pedagógicas realizadas pelo professor na utilização do blog educativo com os estudantes. Da mesma forma, analisa-se como ocorre a linguagem, entre os estudantes e o professor, nas postagens e espaços destinados aos comentários; e qual é a importância da linguagem para a aprendizagem dos estudantes. Este estudo aponta a possibilidade de utilizar o blog educativo como um ambiente alternativo que permite a enunciação, a posição responsiva e a aprendizagem através do registro e alternância de enunciados do professor e dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the relation between language, through the statements recorded by students and teachers in educational blog, and the learning process. It uses the metaphor of a blog, considering each of the three chapters of the dissertation as a post. At the end of it there is a space for the recording statements from readers. The poster presents a theoretical framework and key concepts of this research: education, learning, language and blog. The theoretical framework chosen for this study are mainly texts about thinking, language and learning (VIGOTSKI, 1998, 2001) and stating and position responsive (BAKHTIN, 2003, 2004); they provide the support necessary to answer the question of this research: What is the relationship between language, through the statements recorded by students and teachers in an educational blog, and the learning process? The second post presents from the textual discourse analysis methodology (MORAES, 2003; MORAES and GALIAZZI, 2007), the search process, unitarization and categorization of the corpus. This compound contained by existing, previously recorded by students and teachers, the posts and comments in the spaces allocated to the selected educational blog. In this post we present the features of this blog, and education categories for the analysis of the corpus. The poster displays and analyzes three categories, based on the theoretical framework in order to answer the research question. Thus, it describes the process of using the teaching strategies and interventions made by the teacher in the use of educational blog with students. Likewise, we analyze the language as it occurs between students and teacher, the posts and spaces for the comments; and what is the importance of language for students' learning. This study highlights the possibility of using the blog as an educational alternative environment which allows the enunciation, the position responsive and learning by recording and alternation of utterances of the teacher and students.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectLanguage and educationen
dc.subjectBlogspt_BR
dc.titleA linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3120866476070909pt_BR
mtd2-br.author.lattesBOEIRA, Adriana Ferreirapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples