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dc.contributor.advisorCarbonara, Vanderlei
dc.contributor.authorFurlani, Carla
dc.contributor.otherRech, Gelson Leonardo
dc.contributor.otherNeubauer, Vanessa Steigleder
dc.contributor.otherFarinon, Mauricio João
dc.date.accessioned2022-06-13T12:58:44Z
dc.date.available2022-06-13T12:58:44Z
dc.date.issued2022-06-11
dc.date.submitted2022-03-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10276
dc.descriptionO presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, apresenta sua elaboração ao longo de três capítulos. O primeiro posiciona-se sob os aspectos da dança em formação, analisando a constituição da historicidade e a inferência da sensibilidade ao contexto vivido. O segundo aborda o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano, bem como a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações, diante da abertura à formação humana. No terceiro capítulo a dança articula-se à estrutura hermenêutica na experiência do acontecimento da obra, abarcando o seu dizer enquanto possiblidade de compreensão. Trata-se de texto resultante de pesquisa teórica, que se embasa na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, contando também com apoio em abordagens fenomenológicas de Maurice Merleau-Ponty. Os trabalhos de Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara são aproximados a fim de favorecer os desdobramentos sobre a formação e as experiências formativas a partir da sensibilidade. Para abordar dança e movimento recorre-se a Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier e Tereza Rocha. A dissertação, em seu conjunto, apresenta reflexões sobre a constituição da formação na experiência da dança, sobretudo na possibilidade de compreensão perante as ações constituintes da própria existência. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposes to investigate the formative character of dance, close to the Gadamerian hermeneutic perspective, in the manifestation of sensitivity. The research covers the development of three chapters: the first is positioned under the aspects of dance in formation, analyzing the constitution of historicity and the inference of sensitivity to the lived context. The second approaches the concept of experience of art under the Gadamerian approach, as well as the possible articulation with moral action, comprising the formative character of relationships, given the opening to human formation. Following, in the third chapter, the dance is articulated to the hermeneutic structure in the experience of the event of the act, encompassing its saying as a possibility of understanding. It is a text resulting from theoretical research, which is based on the philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer, also relying on phenomenological approaches by Maurice Merleau-Ponty. The works of Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara are brought together in order to favor the unfolding of training and formative experiences based on sensitivity. To approach dance and movement, Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier and Tereza Rocha are used. The research presents reflections on the constitution of formation in the experience of dance, especially in the possibility of understanding it in the face of the essential actions of one's own existence. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDança - Filosofiapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDance - Philosophyen
dc.subjectHermeneuticsen
dc.titleA manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosóficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1530803733220393pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Nova Pratapt_BR
local.data.embargo2022-06-10


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