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dc.contributor.advisorVianna, Silvio Luiz Gonçalves
dc.contributor.authorChiattone, Michele Vasconcellos
dc.contributor.otherSantos, Eurico de Oliveira
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.contributor.otherBem, Judite Sanson de
dc.date.accessioned2015-10-21T11:49:46Z
dc.date.available2015-10-21T11:49:46Z
dc.date.issued2015-10-21
dc.date.submitted2015-08-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1044
dc.descriptionCom a concorrência das instituições privadas de ensino superior e a busca por atrair estudantes a se matricularem em seus cursos de hotelaria, um laboratório de ensino como um hotel-escola seria um atrativo para os estudantes, influenciaria na competitividade dos cursos de hotelaria do Brasil? Assim, buscou-se analisar a utilização dos hotéis-escola pelas instituições privadas de ensino superior que oferecem cursos de hotelaria no Brasil como ferramenta para aumentar sua competitividade. Desta forma descobriu-se todas as instituições de ensino superior de hotelaria no Brasil e foram analisados os cursos privados de hotelaria bacharelados e tecnológicos existentes no país, os que possuem hotel-escola e os que não possuem e a competitividade dos mesmos. Para isso foram utilizados indicadores como a avaliação pelo Conceito Institucional realizada pelo MEC para avaliar as instituições e a avaliação por estrelas realizada pelo Guia do Estudante para avaliar os cursos. O método de pesquisa que se optou-se por utilizar é o exploratório de cunho quantitativo e como instrumento de coleta de dados secundários utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Assim, obteve-se como resultado dessa pesquisa que entre as instituições melhores avaliadas pelo Conceito Institucional está a Universidade Nove de Julho – Uninove em São Paulo com nota máxima cinco, que não possui hotel-escola, seguido com nota quatro apresenta-se a Faculdade de tecnologia SENAC Minas onde existe hotel-escola. Já pelo Guia do Estudante os cursos de hotelaria pontuados com cinco estrelas são o SENAC (SP) com dois hotéis-escola, a Castelli (RS) e a Anhembi Morumbi (SP). Conclui-se que pela pontuação desses dois indicadores, os cursos que se destacaram e apresentam hotéis-escola podem ter assim uma ferramenta crítica de sucesso e serem competitivos no mercado do ensino. Porém, nem todos que apresentam hotel-escola estavam nos mais pontuados, com isso observou-se que para essas avaliações não faz muita diferença ter ou não um hotel-escola, pois o hotel-escola não tem um peso alto na contagem de pontos.pt_BR
dc.description.abstractWith competition from private institutions of higher education and the pursuit of attracting students to enroll in their hospitality courses, a teaching laboratory as a hotel- school would be an attraction for students, influence on the competitiveness of hospitality courses in Brazil? Thus, it sought to analyze the use of the hotels - school by private higher education institutions offering hospitality courses in Brazil as a tool to enhance their competitiveness. Thus it turned out all hospitality higher education institutions in Brazil and analyzed the private courses of bachelor hospitality and existing technology in the country, those with school -hotel and those without and the competitiveness of the above. For this they used indicators such as the assessment by the Institutional Concept made by MEC to evaluate the institutions and evaluation Star performed by Student's Guide to review the courses. The research method that we chose to use is the exploratory quantitative nature and as secondary data collection instrument was used bibliographical and documentary research. Thus was obtained as a result of this research among the best institutions assessed by the Institutional Concept is the University Nove - Uninove in Sao Paulo with maximum grade five , which has no hotel school , followed with four note presents the Faculty of SENAC Minas technology where there is hotel- school. Already the students guide the hospitality courses punctuated with five stars are the SENAC (SP) with two hotels - school, Castelli (RS) and the Anhembi Morumbi (SP) . We conclude that the scores of these two indicators, the courses that stood out and have school - hotels may have thus a critical tool for success and be competitive in the education market. However , not all of which feature hotel-school were the highest scorers with it was observed that for these ratings do not make much difference whether or not a hotel - school as the hotel - school does not have a high weight in the point spread.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAdministração de hotéis - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectTourist tradeen
dc.subjectHotel management - Study and teachingen
dc.subjectEducation, Higheren
dc.subjectUniversities and collegesen
dc.titleHotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6993119921691938pt_BR
mtd2-br.author.lattesCHIATTONE, M. V.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


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