dc.contributor.advisor | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.author | Toniazzo, Fernanda Ribeiro | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Bombassaro, Luiz Carlos | |
dc.contributor.other | Flores, Valdir do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2015-11-04T16:52:47Z | |
dc.date.available | 2015-11-04T16:52:47Z | |
dc.date.issued | 2015-11-04 | |
dc.date.submitted | 2015-08-28 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055 | |
dc.description | O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims at reflecting about whether the I-you relation produced within and through utterance contributes to the organization of information from senses other than sight in the process of spontaneous concept formation by children with congenital blindness. In order to contribute to the education of children with congenital blindness, this study also aims at analyzing how these children learn. This theoretical study is based on Saussure and Benveniste in the linguistics field; Vigotsky and Luria in the psychology field; and Selma Fraiberg and Mercy Leonhardt for support concerning the development of these children. Hence, the focus will be on the social and interpersonal aspectin the constitution of the subject, emphasizing the mediating role of culture in the development process of human verbal language. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Deficientes visuais - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cognitiva | pt_BR |
dc.subject | People with visual disabilities - Education | en |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Cognitive learning | en |
dc.title | Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6647524556972767 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | TONIAZZO, F. R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |