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dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorToniazzo, Fernanda Ribeiro
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherBombassaro, Luiz Carlos
dc.contributor.otherFlores, Valdir do Nascimento
dc.date.accessioned2015-11-04T16:52:47Z
dc.date.available2015-11-04T16:52:47Z
dc.date.issued2015-11-04
dc.date.submitted2015-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055
dc.descriptionO presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at reflecting about whether the I-you relation produced within and through utterance contributes to the organization of information from senses other than sight in the process of spontaneous concept formation by children with congenital blindness. In order to contribute to the education of children with congenital blindness, this study also aims at analyzing how these children learn. This theoretical study is based on Saussure and Benveniste in the linguistics field; Vigotsky and Luria in the psychology field; and Selma Fraiberg and Mercy Leonhardt for support concerning the development of these children. Hence, the focus will be on the social and interpersonal aspectin the constitution of the subject, emphasizing the mediating role of culture in the development process of human verbal language.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilities - Educationen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectCognitive learningen
dc.titleEducação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênitapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6647524556972767pt_BR
mtd2-br.author.lattesTONIAZZO, F. R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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