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A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
dc.contributor.advisor | Paviani, Jayme | |
dc.contributor.author | Balestro, Rubens José | |
dc.contributor.other | Ghiggi, Gomercindo | |
dc.contributor.other | Carbonara, Vanderlei | |
dc.date.accessioned | 2015-11-18T15:42:26Z | |
dc.date.available | 2015-11-18T15:42:26Z | |
dc.date.issued | 2015-11-18 | |
dc.date.submitted | 2015-08-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1064 | |
dc.description | Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações de aulas e entrevistas com professores, verificar a presença ou não da pergunta. Elaborou-se um esquema de um processo de aprendizagem, composto de cinco etapas: compreensão do novo conhecimento, memorização do compreendido, relevância do novo conhecimento para o educando, construção do conhecimento pelo educando e avaliação das etapas do processo da aprendizagem e da própria aprendizagem. A compreensão é desmembrada em seis quesitos: despertar e manter o educando curioso; contextualizar o novo conhecimento para o educando; saber os conhecimentos prévios do educando; conhecer a realidade sociocultural em que o educando está inserido; estar a par do estágio de desenvolvimento cognitivo do educando e fazer uso dos potencializadores cognitivos da aprendizagem, como ilustrações, analogias e exemplos. O referencial teórico sustenta-se, entre outros, em: Neil Postman e Charles Weingartner, Edgar Morin, Jan Amos Komenský, Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire, Lev Semenovitch Vygotsky, Jean Piaget, Willem T. M. Frijhoff. Após as observações e entrevistas, classificam-se as perguntas segundo sua função em estabelecer determinado quesito ou etapa. Os resultados demonstram que a pergunta foi adequadamente utilizada na avaliação, na construção do conhecimento pelo educando e na utilização dos conhecimentos prévios do educando; contudo apareceu pobremente em quesitos da compreensão como os de manter o educando curioso; estabelecer o contexto de uma atividade e verificar a eficiência do uso de ilustrações, analogias e exemplos. A pergunta igualmente pouco apareceu na etapa de memorização do novo conhecido compreendido pelo educando e na etapa de mostrar a relevância de um novo conhecimento para o educando. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research analyses the use of the question as an epistemological and pedagogical resource in the learning process. The starting-point is the preoccupying education condition in Brazil. The aim is to verify the presence or absence of the question, through classes and interviews observations with teachers. It developed a scheme of a learning process consisting of five stages: understanding of new knowledge, memorization of understood, relevance of new knowledge to the student, construction of knowledge by student and evaluation of learning process stages and its own learning. Understanding is dismembered into six items: to arouse interest and to maintain the curious student; to contextualize new knowledge to the student; to know student’s previous knowledge, to know sociocultural reality in which the student is inserted; to be informed about student’s cognitive development stage and to make use of cognitive learning stimulative, such as illustrations, analogies and examples. The theoretical support maintains itself, among others, in: Neil Postman and Charles Weingartner, Edgar Morin, Jan Amos Komenský, Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire, Lev Semenovitch Vygotsky, Jean Piaget, Willem T. M. Frijhoff. After observations and interviews, questions are classified according to its function in establishing item or stage determinate. Results show that the question was properly used in the evaluation, construction knowledge by student and in the use of the student’s previous knowledge, however it appeared poorly on understanding items as keeping the curious student; establishing the context of an activity and checking efficiency of illustrations, analogies and examples use. Alike the question appeared little in memorization stage of understood new knowledge by student and in the stage to show the relevance of him to the student. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Knowledge, Theory of | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3057047022418429 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BALESTRO, R. J. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |