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dc.contributor.advisorFardo, Marcelo Luís
dc.contributor.authorSaretta, Gabriel Isotton
dc.contributor.otherBoff, Elisa
dc.contributor.otherBoone, Sinara Maria
dc.date.accessioned2022-07-18T19:41:00Z
dc.date.available2022-07-18T19:41:00Z
dc.date.issued2021-12-30
dc.date.submitted2021-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10699
dc.descriptionA arte moderna brasileira foi o movimento que rompeu os padrões artísticos do início do século XX e seu legado segue presente nos dias atuais. Nesse sentido, busca-se facilitar o acesso dos jovens aos conhecimentos acerca da arte moderna brasileira, valorizando a sua natureza e importante papel na história do Brasil. Ao passo que a tecnologia móvel se insere cada vez mais na vida das pessoas, as mais diversas áreas podem se beneficiar de suas características. Assim, propõe-se uma nova abordagem para esses conteúdos artísticos, por meio da gamificação em aplicativos para dispositivos móveis, levando em conta os aspectos referentes à experiência do usuário. Inicialmente, são apresentados os aspectos referentes à arte e seu processo de apreciação. Em seguida, as características que definem a gamificação e a experiência do usuário. Da mesma forma, a explicação da metodologia utilizada para construir um protótipo de alta fidelidade de um aplicativo mobile reunindo arte, aprendizagem, gamificação e experiência de uso. Como resultado, constrói-se o protótipo e, a partir da sua avaliação, conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractBrazilian modern art was the movement that broke the artistic standards of the early twentieth century and its legacy is still present today. In this sense, this project seeks to facilitate young people's access to information about Brazilian modern art, valuing its nature and important role in the history of Brazil. As mobile technology inserts itself more and more into people's lives, the most diverse areas can benefit from its characteristics. Thus, a new approach is being proposed for this artistic content, through gamification in applications for mobile devices, taking into account aspects related to user experience. Initially, the aspects referring to art and its appreciation process are introduced. Next, the characteristics that define gamification and user experience are described. Likewise, the explanation of the methodology used to build a high-fidelity prototype of a mobile application bringing together art, learning, gamification, and user experience. As a result, the prototype is built and, from its evaluation, it is concluded that the proposed objectives were met. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectModernismo (Arte) - Brasilpt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleProposta de desenvolvimento de um aplicativo gamificado sobre o movimento da arte moderna brasileirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Tecnologias Digitaispt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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