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Transição à economia circular em confecções : um modelo de avaliação

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Dissertação Renan Isoton.pdf (6.169Mb)
Datum
2022-07-21
Autor
Isoton, Renan
Orientador
Giacomello, Cíntia Paese
Metadata
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Zusammenfassung
A indústria da moda, a partir da década de 1980, expandiu consideravelmente graças à consolidação do fast fashion. Como resultado, instaurou-se a era da sazonalidade, o que fez com que a indústria aumentasse sua produção, reduzindo o tempo de vida das roupas e tornando a indústria têxtil a segunda maior poluidora do meio ambiente. Frente a esse cenário, a operacionalização da Economia Circular (EC) se apresenta como alternativa ao atual modelo econômico e de produção, conhecido como Economia Linear (EL). Essa pesquisa propôs um framework para implementação e avaliação das premissas da EC no contexto das confecções, por meio de 32 práticas, distribuídas em seis estágios. Como campo de estudo, utilizouse as confecções da Serra Gaúcha, em virtude de sua importância econômica para região, com potencial de inovação. As práticas de EC definidas na literatura foram avaliadas através de uma survey com 88 confecções. Os resultados indicaram a inexistência de relação entre o porte das empresas com o grau de familiaridade das práticas de EC, contudo, percebeu-se que as confecções tem como inerente o zelo pela produção limpa. Por outro lado, confecções com até 10 anos de mercado demonstraram maior conexão com uso de insumos ecologicamente corretos, com ferramentas promotoras de longevidade e a reinserção de componentes na cadeia. Todas as confecções se demonstraram alinhadas com o desenvolvimento de produto orientado pela EC, sendo as empresas com mais de 30 anos as mais engajadas, bem como são as mais aptas a implementar o uso de energia limpa. Serviços voltados à extensão de vida do produto ainda não são operacionalizados, mas observou-se concordância no uso de ferramentas que promovam a longevidade das roupas (reparos, upcycling, reformas, etc). Por fim, percebeu-se a necessidade de redesenhar a cultura organizacional, como também o relacionamento com o cliente, abarcado a orientação para conservação e manutenção das roupas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10722
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

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