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dc.contributor.advisorFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.authorCardoso, Eduardo Luiz
dc.contributor.otherBagno, Raoni Barros
dc.contributor.otherNesello, Priscila
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.date.accessioned2022-07-26T11:55:22Z
dc.date.available2022-07-26T11:55:22Z
dc.date.issued2022-07-22
dc.date.submitted2022-05-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10729
dc.descriptionAs startups são modelos de negócio dinâmicos, baseados no desenvolvimento de soluções de forma ágil, que atuam com recursos mínimos em processos operacionais de ciclos repetidos, sendo adequados para contextos de incerteza. São negócios de alto risco que podem apresentar crescimento exponencial e grande impacto econômico. Em uma economia da inovação, este modelo de negócio gera valor por meio da relação entre a criatividade, a inovação e o empreendedorismo (CIE). Vistos através da abordagem de sistema adaptativo complexo (SAC), é possível compreender o processo de geração de valor por meio da inter-relação destes três campos teóricos. O objetivo desta tese é analisar como a abordagem de sistema adaptativo complexo articula a relação entre criatividade, inovação e empreendedorismo no processo de geração de valor em startups. A pesquisa aborda a problematização de duas formas. Na abordagem teórica, autores como Dino (2015), Czop e Leszczynska (2011), Erro-Garcés (2019) e Edralin et al. (2019) defendem que o tratamento destes campos teóricos sejam trabalhados de forma sistêmica e não de forma isolada. Na abordagem empírica, a pesquisa busca entender como as startups, como modelo de negócio, geram valor por meio da operacionalização sistêmica dos campos teóricos da criatividade, inovação e empreendedorismo. Esta tese adota o paradigma interpretativista, com abordagem qualitativa exploratória e estratégia de pesquisa de estudo de caso único integrado de acordo com Yin (2015). Para a técnica de coleta de dados, utilizaram-se 22 entrevistas semiestruturadas e em profundidade entre os fundadores de startups das principais regiões dos três estados do sul do Brasil. As técnicas de análise de dados utilizadas foram a análise de conteúdo, baseada em Mayring (2014), e a análise da rede de valor, de Allee (2008). Os resultados apontam que a abordagem SAC, através da atuação conjunta de suas propriedades, determina a organização dos fatores CIE, cujas interações, estimuladas pelos comportamentos do fundador e pelas eficientes trocas de valor entre os agentes da rede, ocorrem por meio de relação associativa dinâmica atendendo às propriedades. A articulação entre as propriedades e os fatores CIE desencadeia o processo de geração de valor em três frentes, nas dimensões teórica e empírica. Na primeira, a geração de valor ocorre através: (i) da relação associativa dinâmica resultante da interação dos fatores CIE, como sustentação do sistema; (ii) do fim ou da alteração do sistema, gerando valor ao reduzir a complexidade; (iii) da ampliação dos limites do sistema. Na segunda, a geração de valor ocorre através: (i) da interação entre os agentes da rede, conduzindo a startup à fase de escala; (ii) da entrega da solução para o cliente; (iii) da incorporação dos papéis dos demais atores com os quais a startup troca os valores mais importantes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractStartups are dynamic business models, based on the development of solutions in an agile way, which work with minimal resources in operational processes of repeated cycles, being suitable for contexts of uncertainty. These are high-risk businesses that can show exponential growth and great economic impact. In an innovation economy, this business model generates value through the relationship between creativity, innovation and entrepreneurship (CIE). Seen through the complex adaptive system (CAS) approach, it is possible to understand the value generation process through the interrelation of these three theoretical fields. The objective of this thesis is to analyze how the complex adaptive system approach articulates the relationship between creativity, innovation and entrepreneurship in the process of generating value in startups. The research approaches the problematization in two ways. In the theoretical approach, authors such as Dino (2015), Czop and Leszczynska (2011), Erro-Garcés (2019) and Edralin et al. (2019) argue that the treatment of these theoretical fields should be worked on in a systemic way and not in isolation. In the empirical approach, the research seeks to understand how startups, as a business model, generate value through the systemic operationalization of the theoretical fields of creativity, innovation and entrepreneurship. This thesis adopts the interpretivist paradigm, with an exploratory qualitative approach and a single integrated case study research strategy according to Yin (2015). For the data collection technique, 22 semi-structured and in-depth interviews were used among startup founders from the main regions of the three southern states of Brazil. The data analysis techniques used were content analysis, based on Mayring (2014), and value network analysis, by Allee (2008). The results indicate that the SAC approach, through the joint action of its properties, determines the organization of the CIE factors, whose interactions, stimulated by the founder's behaviors and by the efficient exchanges of value between the network agents, occur through a dynamic associative relationship. serving the properties. The articulation between the properties and the CIE factors triggers the process of generating value on three fronts, in the theoretical and empirical dimensions. In the first, value generation occurs through: (i) the dynamic associative relationship resulting from the interaction of CIE factors, such as system support; (ii) the end or alteration of the system, generating value by reducing complexity; (iii) expanding the limits of the system. In the second, value generation occurs through: (i) the interaction between network agents, leading the startup to the scale phase; (ii) delivery of the solution to the customer; (iii) the incorporation of the roles of the other actors with which the startup exchanges the most important values. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capespt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectCreative abilityen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.titleCriatividade, inovação e empreendedorismo como sistema adaptativo complexo para a geração de valor: estudo de caso de startupspt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2607247435422774pt_BR
mtd2-br.author.lattesCARDOSO, E.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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