Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJaroseski, Sinara
dc.contributor.authorOtobelli, Larissa Biondo
dc.contributor.otherLeites, Eduardo Tomedi
dc.contributor.otherDomingues, Joél Borges
dc.date.accessioned2022-07-26T19:05:02Z
dc.date.available2022-07-26T19:05:02Z
dc.date.issued2022-07-04
dc.date.submitted2022-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10736
dc.descriptionNos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram novas formas de negócios, que através da Internet, vem proporcionando maior praticidade e flexibilidade para atender as demandas do mercado. A respeito do que afirma o referencial teórico, o comércio eletrônico é uma ferramenta que vem crescendo e ampliando a acessibilidade dos consumidores, incentivando as empresas a investirem e adequarem seus negócios à evolução digital. O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos evidenciados em empresas que utilizam o comércio eletrônico, listadas na B3, através da análise de indicadores econômicos e financeiros. Para tanto foram extraídas informações das demonstrações contábeis das empresas do setor de Consumo Cíclico, no segmento de Tecidos, Vestuários e Calçados do período de 2018 a 2021. Calculou-se, através dos dados coletados, os indicadores de liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade, e determinou-se através do teste de variância, os que possuíam diferenças estatisticamente significativas, para posteriormente serem analisados. Através do presente estudo, concluiu-se que os resultados das companhias sofreram com os impactados causados pela pandemia da Covid-19, onde a maioria das empresas da amostra, demonstrou queda em sua rentabilidade, buscando recursos de terceiros, e alongamento de prazos, para manter a sua liquidez. O ano de 2020, também se destacou pela transformação digital das empresas, que devido ao fechamento temporário de suas lojas físicas, passaram a vender através de canais digitas, que impulsionaram o crescimento das vendas online das empresas, o que se manteve em 2021, mesmo com a retorno gradual das vendas em lojas físicas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleAnálise de indicadores econômicos e financeiros: um estudo em empresas que utilizam o comércio eletrônico, listadas na B3.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameCiências Contábeis - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-07-03


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples