• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise estrutural de uma poltrona rebatível aplicada em um ônibus rodoviário

Ver/
TCC Ederson Marcon.pdf (3.783Mb)
Fecha
2022-07-29
Autor
Marcon, Ederson
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar de maneira numérica e experimental, a resistência mecânica do suporte tipo rebatível, utilizado para fixação do grupo de poltronas do motorista auxiliar à plataforma representativa da carroceria rodoviária do Marcopolo Double Deck. Através do Método dos Elementos Finitos e por meio de teste físico, este estudo busca satisfazer as condições e critérios de aprovação, do ponto de vista normativo e estrutural, quanto aos parâmetros fundamentais da metodologia de aplicação de cargas presentes na ABNT NBR 6091 de 2015 exigidos pela Resolução do CONTRAN n.º 445 de 2013 e Regulamento Europeu UNECE - R14 de 2010. Neste processo quando comparado ao MEF, o modelo físico apresentou menor afastamento do encosto em relação a origem, o qual não demonstrou falhas estruturais e ou mecânicas no procedimento de ensaio. Vale ressaltar que os resultados obtidos mostram variação de 16,80% entre métodos, desta forma, para cargas aplicadas de maneira similar na região pélvica (58423 ± 200 N) e torso (4500 ± 200 N), notou-se que o método numérico foi mais conservador em termos de deslocamento (aproximados 245,00 mm) quando comparado ao experimental (210,00 ± 15 mm). Por fim, o mecanismo rebatível interligado ao conjunto de poltronas atende de maneira integral as condições prescritas na normativa, sendo assim, pode ser disponibilizado em catálogo de componentes do grupo Marcopolo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10751
Colecciones
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [314]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV